Escrito por:

Solange Vasconcellos

Advogada, Contadora e Corretora de Seguros. Atua no mercado segurador há 40 anos, tendo exercido o cargo de Diretoria na Superintendência de Seguros Privado (Susep), na Sasse (atual Caixa Seguros) e nas empresas do Grupo Brasil Seguridade (atual BB Seguros). Atualmente, é Diretora-Adjunta da Via Internet S.A. e consultora do Comitê de Seguros da camara-e.net.

Artigos de Insurtechs

publicado em 08/05/2015

O corretor de seguros e a Internet

Outros Artigos

09

NOV

publicado 09/11/2021
Por Thaís Covolato*

Veja Também

17

ABR

publicado 17/04/2024
No dia 2 de maio, o Comitê de Open Insurance da camara-e.net, vai realizar sua primeira reunião do ano, de maneira on-line. O encontro será conduzido pelo coordenador do grupo, Manuel Matos, que também é fundador da Via Internet Insurance Consulting e ex-presidente da entidade.

15

ABR

publicado 15/04/2024
Nova presidência é assumida por Leonardo Elias

11

ABR

publicado 11/04/2024
Diretrizes e alternativas para o debate sobre o Marco Regulatório da Inteligência Artificial no Brasil

08

ABR

publicado 08/04/2024
A transformação acelerada do nosso setor não é mais uma escolha, é um imperativo. E nesse contexto disruptivo, o conhecimento e o engajamento são os motores que nos permitirão não apenas surfar nessa onda de inovação, mas liderá-la ativamente.

A vida facilitada pela utilização da internet é uma realidade, e o crescimento do e-commerce vem ratificar todas as previsões sobre a penetração da internet no dia a dia das pessoas. O mercado de seguros não poderia ignorar essa movimentação e começa a prospectar negócios, ampliando a utilização da web em sua rotina de transações.

Mas na mesma direção caminham os corretores de seguros. A internet significa para os corretores um facilitador no trato com seus segurados. Não se cogita, no âmbito dos corretores, de encará-la como uma opositora ou como um competidor. Nesse novo cenário, de desenvolvimento de e-commerce, os corretores estão à frente na busca de novas formas de interação e relacionamento com seus clientes e já existem experiências de sucesso de corretores, com ampliação de sua base de segurados pelo intenso uso da internet como uma forma moderna e ágil de atendimento aos desafios do mercado e os anseios dos clientes.

Há corretores que participam do Comitê de Seguros da camara-e.net como forma de aperfeiçoar as transações eletrônicas no âmbito do mercado segurador. A camara-e.net é a entidade brasileira de maior representatividade na Economia Digital e cuida, entre outros temas, da segurança das transações eletrônicas.

A intermediação, nas operações de seguro, é primordial para uma contratação adequada e para o acompanhamento do contrato junto ao segurado. Seguro não prescinde de corretor, pois não é uma operação de simples compra e venda que se efetiva totalmente num momento exato. Antes da contratação, há toda uma análise do perfil dos clientes e da melhor forma de atender a seus interesses de cobertura.

No decorrer do contrato, as eventuais modificações passam sempre pela consultoria do corretor e, quando há o sinistro, a primeira providência do segurado é procurar seu corretor, independentemente das formas de contato de que disponha a seguradora. Isso não muda com o crescimento do e-commerce. A internet passa a ser uma aliada do corretor e da seguradora no inter-relacionamento com os clientes. É uma ferramenta para a melhoria do contrato, em todas as suas fases.

A internet é uma realidade. As novas gerações já se desenvolvem sabendo utilizá-la em celulares, máquinas, relógios, etc., e a tendência é vê-la cada vez mais presente, indispensável mesmo, no trabalho e no lazer das pessoas. Ninguém imagina que os corretores não saberão aproveitar toda a facilidade, a simplificação e a rapidez de informação inerentes ao uso da web. E é inimaginável, também, que se pense na contratação de seguros, por qualquer meio, sem a presença do corretor. Isto porque ele significa, tanto quanto a seguradora que banca o risco, o bem-estar e a tranquilidade do segurado em relação ao seguro que contratou.

comments powered by Disqus
Nossos
Selos
Clique Valide
Nossos Associados
Associe-se

Conheça as vantagens de ser nosso associado.

Câmara Brasileira da Economia Digital (camara-e.net) | CNPJ: 04.481.317/0001-48
Edifício Paulista - Av. Paulista, 2202. 7º andar. Conjunto 73, CEP 01310-300 - Consolação – São Paulo/SP
Contato: (11) 3237-1102 | E-mail: info@camara-e.net
Camaranet todos os direitos reservados - 2024