Veja Também

Notícias

publicado em 21/12/2016

Camara-e.net visita Centro Logístico dos Correios destinado ao armazenamento de encomendas do e-commerce

Micro, Pequena e Média Empresa

A Câmara Brasileira de Comércio Eletrônico (camara-e.net) visitou, no dia 08/12, o Centro Logístico dos Correios, em Cajamar (SP), e conheceu as instalações da nova solução da estatal, o Correios Log e-Fulfillment, serviço voltado exclusivamente ao armazenamento de produtos das micros e pequenas empresas virtuais.

Além da camara-e.net, empresários de lojas virtuais também participaram da visita guiada ao armazém e assistiram a uma apresentação detalhada sobre o e-Fulfillment, além de tirar dúvidas tributárias e sistêmicas a respeito do serviço.

 

Micros e pequenos empresários do comércio eletrônico durante visita ao Centro Logístico dos Correios em Cajamar (SP) / Foto: Paloma Santos/camara-e.net

 

Hoje, 89% das lojas virtuais no Brasil assumem o serviço de logística por conta própria nas etapas de armazenagem e custeio, sendo que boa parte delas estoca na própria residência ou escritório os produtos vendidos online. O serviço e-Fulfillment resolverá o problema dos pequenos empresários quanto à questão de espaço e armazenagem das mercadorias.

Segundo os Correios, a proposta de redução no custo logístico de 47% amplia-se tanto para as etapas de backoffice (armazenagem e preparação), quanto também para a distribuição, pois os clientes pagam mais barato para enviar seus produtos por SEDEX e PAC.

“A nova solução tem um apelo diferenciado. Primeiro porque não possui cota mínima mensal de faturamento. Segundo pelo fato da precificação ser totalmente descomplicada (por item armazenado e pedido atendido) e por último pelo acesso que a loja virtual terá a um dos melhores sistemas de gestão de estoque WMS do mercado”, destaca o vice-presidente de Logística dos Correios, José Furian Filho.

Durante o evento de lançamento do e-Fulfillment, realizado no dia 15/09 em parceria com a camara-e.net (clique aqui para assistir ao vídeo do evento), Furian Filho explicou que a estatal tem trabalhado amplamente com o conceito de inclusão logística. “Trata-se de uma política de governo para incentivar o micro e pequeno empresário para que eles possam movimentar a economia e gerar negócios”, afirmou.

 

Por dentro do Centro Logístico dos Correios

 

Foto: Correios/divulgação

 

Com 32,5 mil m² de área de armazenagem, 550 mil posições para guardar os produtos, 18 mil posições porta-palete e 27 funcionários contratados para cuidar exclusivamente desse setor, a aposta no novo serviço é grande. “O e-Fulfillment vai permitir que os lojistas virtuais se dediquem mais ao próprio negócio, enquanto os Correios cuidam da coleta, armazenamento, preparação, distribuição, logística reversa, gerenciamento e até pós-venda”, declarou Furian Filho.

O projeto piloto, que por enquanto restringe-se a São Paulo, abriu para os 55 primeiros clientes o serviço de logística integrada a custo zero, com tabelas de preço das taxas de frete, armazenamento e manuseio atrativas para as MPEs.

O empresário Rodrigo Nakagaki, proprietário da loja de produtos estéticos Cabeleza, visitou o Centro Logístico dos Correios e contou à equipe de reportagem da camara-e.net as vantagens que observa no novo serviço. “Estamos considerando aderir ao e-Fulfillment até pela questão da praticidade. O investimento é baixo e escalável, então você paga de acordo com o que usa do espaço”, disse.

 

Foto: Correios/divulgação

Além dos benefícios de escalabilidade (possibilidade de atender bem o cliente mesmo em períodos de alta demanda), os empresários podem optar em usar embalagens próprias para seus produtos ou as fornecidas pelos Correios. Vale lembrar que o frete é cobrado por pedido, e não por produto, possibilitando que o lojista monte kits de entrega, nos quais uma só embalagem comporte vários produtos, resultando em uma única cobrança de frete.

Para saber mais sobre o e-Fulfillment, clique aqui

Fonte: Paloma Santos, assessora de comunicação da camara-e.net, com edição de Letícia Martins (comunicacao@camara-e.net)

comments powered by Disqus
Nossos
Selos
Clique Valide
Nossos Associados
Associe-se

Conheça as vantagens de ser nosso associado.

Câmara Brasileira da Economia Digital (camara-e.net) | CNPJ: 04.481.317/0001-48
Edifício Paulista - Av. Paulista, 2202. 7º andar. Conjunto 73, CEP 01310-300 - Consolação – São Paulo/SP
Contato: (11) 3237-1102 | E-mail: info@camara-e.net
Camaranet todos os direitos reservados - 2024