Veja Também

Notícias

publicado em 23/02/2017

Ciclo MPE capacita mais de 160 empreendedores em São Paulo no primeiro evento do ano

Varejo Online

CLIQUE AQUI E ACESSE O ÁLBUM COMPLETO DE FOTOS DO EVENTO


 

No dia 16/02, a Câmara Brasileira de Comércio Eletrônico (camara-e.net) abriu a 14ª edição do Ciclo MPE.net, projeto que capacita de micros, pequenos e médios empreendedores para atuar no e-commerce.

O evento foi realizado no auditório do Mercado Livre (Melicidade), em Osasco, na região metropolitana de São Paulo, e contou com mais de 160 participantes no local, além dos internautas que acompanharam as palestras pelo canal de YouTube da camara-e.net.

O presidente da camara-e.net, Leonardo Palhares (ao centro, na foto abaixo), falou sobre o crescimento do setor, que, mesmo em um ano de crise, movimentou R$ 44,4 bilhões em 2016, aumento de 7,4% ante os R$ 41,3 bilhões registrados em 2015 (dados da E-Bit). Ele destacou que o êxito do ciclo de seminários é resultado da integração de esforços e capacidade dos parceiros do projeto, que reúne empresas líderes dos principais setores do comércio eletrônico.

Também participaram da mesa de abertura o presidente do Mercado Livre Brasil, Helisson Lemos, o vice-presidente de Logística dos Correios, José Furian Filho, além do subsecretário de Empreendedorismo e da Micro e Pequena Empresa do Governo do Estado de SP, Roberto Sekiya.

A programação do Ciclo MPE.net 2017 é formada por 19 seminários em diferentes estados brasileiros, que ocorrerão até novembro. As inscrições são gratuitas e ficam disponíveis no site www.ciclo-mpe.net.

Bruno Zamith, consultor do SEBRAE-SP, fez a primeira do dia sobre planejamento de uma loja virtual de sucesso. Na sequência, Thiago Estêvão Lopes, dos Correios, comentou os 05 principais desafios do e-commerce para as micros e pequenas empresas (MPEs) virtuais: Escalabilidade (manter o bom atendimento em meio à grande demanda), turnover (falta de mão-de-obra qualificada), estoque (manter a quantidade certa para atender a demanda), gerenciamento de pedido e custo fixo. O vice-presidente de Logística dos Correios, José Furian Filho (foto abaixo), complementou a palestra tirando dúvidas dos participantes sobre o e-Fulfillment, novo serviço de armazém da estatal.

 

Adriano Caetano, CEO da Loja Integrada, explicou os três tipos de plataforma para e-commerce (desenvolvimento próprio, código aberto e SAAS) e citou nove dicas para escolher a que melhor se adapta à MPE virtual. “Como aumentar a chance de conseguir crédito para investir no seu negócio” foi o tema da palestra do representante do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), André Luís de Barros Lima.

O evento ainda contou com palestras sobre meios de pagamento para o e-commerce, apresentada pelo diretor comercial da Braspag, Luís Lima (foto abaixo) e padrões de identificação no e-commerce, ministrada pelo executivo de negócios da GS1 Brasil, Marcelo Sá. O diretor do Mercado Livre, Leandro Soares, e o CEO da escola Internet Innovation, Fábio Pires, falaram, respectivamente, sobre as vantagens de vender no marketplace e a evolução do marketing digital.

Tour pela MeliCidade e oficina pós-evento

Os participantes do Ciclo MPE tiveram a oportunidade de conhecer a nova sede do Mercado Livre Brasil, a Melicidade, inaugurada em agosto de 2016. O local possui 140 salas de reunião, 11 salas de treinamento, auditório com capacidade para 200 lugares, arquibancada para eventos internos, biblioteca e espaços de descanso.

Na sexta-feira seguinte ao evento, 17/02, a camara-e.net realizou uma oficina prática para os participantes do Ciclo MPE.net. A analista de negócios do Sebrae-SP, Denise Marques Weinstock, mostrou a ferramenta Canvas para os futuros empreendedores digitais, enquanto Cezar Sevilhano, representante dos Correios, apresentou a ferramenta SIGEP WEB, que auxilia os lojistas virtuais a gerenciar o envio das encomendas.

Márcio Oliveira, especialista em e-commerce da Loja Integrada, mostrou o passo a passo para abrir uma loja virtual. Participantes da oficina tiraram dúvidas sobre cadastro de produtos, integração logística, meios de pagamento, checkout, entre outros pontos.

Repercussão na mídia

O Ciclo MPE de SP chamou a atenção da imprensa, que divulgou os releases produzidos pela equipe da camara-e.net e patrocinadores e repercutiu o tema do comércio eletrônico como caminho para geração de empregos e novos negócios.

O jornal SPTV, 1ª edição, da Rede Globo, por exemplo, exibiu reportagem sobre as oportunidades do comércio eletrônico para quem está desempregado, com entrevistas do presidente da camara-e.net e de participantes do evento. Assista à reportagem em: http://g1.globo.com/sao-paulo/sptv-1edicao/videos/t/edicoes/v/criacao-de-lojas-online-e-opcao-para-quem-perdeu-emprego-em-sp/5676401/

 

CLIQUE AQUI E ACESSE O ÁLBUM COMPLETO DE FOTOS DO EVENTO



Fonte: assessoria de comunicação da camara-e.net (comunicacao@camara-e.net)

  

comments powered by Disqus
Nossos
Selos
Clique Valide
Nossos Associados
Associe-se

Conheça as vantagens de ser nosso associado.

Câmara Brasileira da Economia Digital (camara-e.net) | CNPJ: 04.481.317/0001-48
Edifício Paulista - Av. Paulista, 2202. 7º andar. Conjunto 73, CEP 01310-300 - Consolação – São Paulo/SP
Contato: (11) 3237-1102 | E-mail: info@camara-e.net
Camaranet todos os direitos reservados - 2024