Veja Também

Notícias

publicado em 11/08/2017

"O Prêmio WSA é um grande estímulo para valorização da tecnologia da informação e comunicação", diz Cid Torquato, secretário municipal

Movimento de Acessibilidade e Internet Segura

A WSA (World Summit Award) está com inscrições abertas para a Premiação Global WSA, que irá reconhecer os melhores projetos na área de tecnologia, inovação e acessibilidade, divididos em 09 categorias:

1- Governo e participação cidadã,
2- Saúde e bem-estar,
3- Aprendizagem e educação,
4- Ambiente e energia verde,
5- Cultura e turismo,
6- Assentamentos inteligentes e urbanização,
7- Negócios e comércio,
8- Inclusão e capacitação,
9- Acessibilidade.

As inscrições podem ser feitas até dia 14/08 no site https://premiowsa.com.br/
Os projetos escolhidos para representar o Brasil serão anunciados em cerimônia de premiação no dia 30/08, às 18h30.

A iniciativa conta com o apoio da Secretaria Municipal da Pessoa com Deficiência de São Paulo. Na entrevista a seguir, o secretário Cid Torquato, que também é coordenador do MAIS - Movimento de Acessibilidade e Internet Segura da Câmara Brasileira de Comércio Eletrônico (camara-e.net) fala sobre a importância da premiação e sugere algumas ideias para os interessados em participar:

Camara-e.net: Desde 2003, o Prêmio WSA reconhece e valoriza iniciativas e projetos em todo o mundo com foco na inovação e tecnologia. No Brasil, a premiação tem encontrado bons projetos? Pode comentar alguns que se destacaram nos anos anteriores?
Cid Torquato: Sim, o Brasil é um dos países de destaque da competição, levando sempre propostas inovadoras para as fases internacionais. Entre os projetos premiados, está o aplicativo Hand Talk, que traduz automaticamente texto e áudio para Língua de Sinais, vencedor da categoria inclusão em 2013. Já o software Sistema Ambiental Paulista, ganhador como melhor app de Meio Ambiente em 2014, informa sobre os serviços oferecidos pela Secretaria do Meio Ambiente do Governo do Estado de São Paulo, como qualidade do ar e localizar e traçar rotas de parques estaduais e urbanos, com auxílio de mapas e fotos.

Camara-e.net: Há duas categorias que particularmente nos interessam: “Negócios e Comércio” e “Acessibilidade”. Como coordenador do MAIS – Movimento de Acessibilidade e Internet Segura da camara-e.net, o senhor acredita que esta premiação pode incentivar o desenvolvimento de novas ações de acessibilidade no comércio eletrônico?
Cid Torquato: O Prêmio WSA é um grande estímulo para valorização da tecnologia da informação e comunicação. Sem dúvida, o reconhecimento internacional da ONU desta premiação incentiva os agentes digitais na criação de conteúdos e ampliam o modo de pensar de cada projeto. A acessibilidade é um item cada vez mais presente nas propostas, pois os softwares e os conteúdos digitais visam facilitar a vida de todas as pessoas, independentes de suas particularidades. Além disso, aqui no Brasil temos uma categoria especial de Acessibilidade, em que condecoramos o conteúdo com mais recursos acessíveis, sempre com referência aos critérios internacionais do W3C.

Camara-e.net: Em relação à acessibilidade no ambiente digital, que iniciativas podem ser promissoras no Brasil?
Cid Torquato: Um dos meus projetos a frente da Secretaria Municipal da Pessoa com Deficiência é a Comissão Permanente de Acessibilidade Digital (CPA Digital). Ainda em fase de planejamento, este órgão irá justamente avaliar a acessibilidade de aplicativos, sites e da web em geral.  Será importante para que o setor público amplie sua atuação no quesito acessibilidade e também avalie sites de terceiros que queiram atuar na cidade de São Paulo.

Camara-e.net: As tecnologias da informação e comunicação são ferramentas cada vez mais indispensáveis no dia a dia das empresas. Ainda há espaço para inovação nesta área?
Cid Torquato: Sim, sempre há ideias a serem desenvolvidas no mundo digital, pois o conteúdo e as necessidades estão sempre em mutação. A tecnologia é fascinante por isso, pelo campo abrangente onde atuar, bem como na criação de programas que visam facilitar o cotidiano das pessoas.

Camara-e.net: O que é preciso para vencer o Prêmio WSA?
Cid Torquato: É preciso um projeto inovador, inclusivo e que tenha como objetivo ajudar todas as pessoas. Não precisa ser complexo, mas que tenha finalidade de facilitar a vida da sociedade e que tenha como meta ampliar o campo de atuação de todos.

Reportagem: Letícia Martins, assessora de comunicação da camara-e.net (comunicacao@camara-e.net)

 

 

comments powered by Disqus
Nossos
Selos
Clique Valide
Nossos Associados
Associe-se

Conheça as vantagens de ser nosso associado.

Câmara Brasileira da Economia Digital (camara-e.net) | CNPJ: 04.481.317/0001-48
Edifício Paulista - Av. Paulista, 2202. 7º andar. Conjunto 73, CEP 01310-300 - Consolação – São Paulo/SP
Contato: (11) 3237-1102 | E-mail: info@camara-e.net
Camaranet todos os direitos reservados - 2024