Escrito por:

Gerson Rolim

Diretor de comunicação e marketing da camara-e.net, diretor do Instituto Latino-americano de Comércio Eletrônico (eInstituto) e sócio-diretor da Vecto Mobile

Artigos de Meios de Pagamento na Internet

publicado em 12/09/2017

Repensando o SIM Card na era da Internet das Coisas (IoT) - Parte 3

Outros Artigos

06

SET

publicado 06/09/2017
Artigo escrito por Gerson Rolim*

01

SET

publicado 01/09/2017
Artigo escrito por Gerson Rolim*

Veja Também

25

SET

publicado 25/09/2017
Entidade colaborou com a consulta pública da União Internacional de Telecomunicações (UIT), órgão das Nações Unidas dedicado a temas relacionados às Tecnologias da Informação e Comunicação

22

SET

publicado 22/09/2017
O objetivo do cadastro é mapear as empresas que desenvolvem tecnologias e soluções inovadoras para o mercado segurador no Brasil. O mapa atualizado será divulgado a cada três meses.

21

SET

publicado 21/09/2017
Iniciativa nasce com um movimento apoiado por diversas entidades, empresas, influenciadores e indivíduos que querem sites acessíveis para qualquer pessoa

Por que uma MVNO IoT? Quais seriam as vantagens do SIM específico para IoT?

A fim de que um projeto baseado do conceito eUICC (embedded Universal Integrated Circuit Card) esteja apto a implementar todas as inovações trazidas pelo modelo, em sua amplitude máxima, faz-se importante a participação de uma MVNO local (operando globalmente) negocialmente desacoplada dos grandes grupos de telefonia em operação.

Essa MVNO deve estar apta e disposta a implementar um modelo de telefonia móvel disruptivo, orientado à construção de uma oferta de conectividade que agregue mais valor aos projetos da Internet das Coisas. Ela precisa trazer uma proposta de conectividade M2M com preço adequado às necessidades de planos transcontinentais, puramente de dados, muitas vezes baseados em pequenas transações.

Trata-se de um tipo diferente de provedor de conectividade, que apresente as seguintes características:

- Independente dos Grandes Grupos Econômicos de Telecomunicação
- Premissas Técnicas e Comerciais para Projetos White-label: Tecnologia / Knowhow próprios, SIM Card APP próprias, Plataforma de Gestão de Telecom e SIM Cards (Backend) própria, infraestrutura de hardware e software de telecomunicação própria
- Ótimos acordos de Roaming Internacional e Conectividade Global
- Oferta de Planos de Dados para Pequenas Transações de Dados
- Ter contrato com uma MVNE ou operar como tal

Por que a Vecto Mobile (www.vectomobile.com.br)?

Por tratar-se de uma MVNO IoT pureplayer, tendo implementado todas as funcionalidades básicas necessárias, ou seja:

- Independente dos Grandes Grupos Econômicos de Telecomunicação
- Premissas Técnicas e Comerciais para Projetos White-label: Tecnologia / Knowhow próprios, SIM Card APP próprias, Plataforma de Gestão de Telecom e SIM Cards (Backend) própria, infraestrutura de hardware e software de telecomunicação própria
- Ótimos acordos de Roaming Internacional e Conectividade Global
- Oferta de Planos de Dados para Pequenas Transações de Dados
- Também opera como uma MVNE

O eUICC (embedded Universal Integrated Circuit Card)
O padrão eUICC conceitua sobre a maneira como os perfis do SIM Card são gerenciados, ou seja, o eUICC pode ser aplicado em qualquer formato de SIM, não se limitando ao MFF (M2M Form Factor). Além disso, o eSIM/eUICC possui compatibilidade reversa (backward compatible) com o SIM/USIM tradicional.

Um SIM tradicional é provisionado com um único perfil, normalmente baseado em uma memória de 64KB ou de 128KB. Já o eUICC pode armazenar múltiplos perfis, normalmente requerendo uma memória mínima de 512KB.

Assim, o eUICC é compatível com qualquer formato físico de eSIM:

Principais Benefícios do eUICC

Logística – Uma vez que cada dispositivo recebe seu eSIM Card antes de sair da fábrica, não haverá a necessidade de novas operações logísticas locais para a inclusão, à posteriori, do eSIM Card.

Esta prática reduz custos de produção e distribuição, além de simplificar o controle de inventário, que passa a requerer apenas uma SKU para o conjunto Dispositivo / eSIM Card.

Provisionamento – No modelo eUICC, tanto o gerenciamento do eSIM Card, como o gerenciamento da mudança de MNO (Mobile Network Operators) ocorre “Over-The-Air (OTA)”. Diferentemente dos SIM Cards tradicionais, que permitem a configuração de apenas uma MNO, exigindo a substituição do SIM Card em caso de troca de MNO, os eUICC podem hospedar múltiplos perfis e podem trocar de MNO sem a necessidade de troca física do eSIM Card.

Disponibilidade – O eUICC maximiza a disponibilidade do dispositivo por meio da busca automática a próxima operadora disponível, sempre que o sinal da atual torna-se indisponível.

Autor: Gerson Rolim, sócio-diretor da Vecto Mobile e diretor de comunicação da camara-e.net

comments powered by Disqus
Nossos Associados
Associe-se

Conheça as vantagens de ser nosso associado.

Camaranet todos os direitos reservados - 2013