Glossário

Navegue pelo alfabeto abaixo e confira o significado dos termos mais usados na Economia Digital.

C

Chargeback

Quando o portador do cartão de crédito contesta e não autoriza as despesas expressas no extrato enviado pelo banco emissor do cartão de crédito. Como em transações online não existe o recibo de compra com a assinatura do cliente, a transação é automaticamente estornada. Se o produto/serviço já tiver sido entregue, o prejuízo será integralmente coberto pelo Estabelecimento.

Cookie

Pequeno arquivo que fica armazenado no computador do usuário e guarda todas as informações importantes sobre sua navegação. O cookie permite que um site tenha um histórico da navegação do usuário e, assim, personalize o conteúdo do site de acordo com o perfil de cada internauta.

CPC - Custo por Clique

É o valor cobrado a cada vez que um usuário clica em seu anúncio. O CPC dos anúncios é determinado pelo anunciante. Este costuma ser o valor mais alto a ser cobrado por um anúncio na Web, uma vez que garante que o usuário efetivamente acessou o site anunciado.

CPM - Custo por Mil

Forma de cálculo para pagamento de anúncios. Um determinado valor é cobrado a cada mil vezes que um anúncio é impresso na tela do computador.

CPV - Custo por visitantes

O valor de um anúncio é dividido pela quantidade de visitantes de um site.

Criptografia

Técnica para converter um arquivo ou mensagem utilizando uma codificação secreta, mantendo, assim, os dados do usuários em segurança. É necessário que os dois usuários tenham o mesmo software para que o arquivo seja decodificado e compreendido.

Cross-Sale

Ação ou prática de venda de um produto ou serviço adicional a um cliente existente. Na prática, as empresas definem venda cruzada de muitas maneiras diferentes. Elementos que possam influenciar a definição poderia incluir o tamanho do negócio, o setor da indústria que opera dentro e as motivações financeiras daqueles necessários para definir o termo.

Nossos
Selos
Clique Valide
Nossos Associados
Associe-se

Conheça as vantagens de ser nosso associado.

Câmara Brasileira da Economia Digital (camara-e.net) | CNPJ: 04.481.317/0001-48
Edifício Paulista - Av. Paulista, 2202. 7º andar. Conjunto 73, CEP 01310-300 - Consolação – São Paulo/SP
Contato: (11) 3237-1102 | E-mail: info@camara-e.net
Camaranet todos os direitos reservados - 2024