Veja Também

Notícias

publicado em 22/01/2020

Ciclo MPE apresenta novidades para 2020

Recentes

28

SET

publicado 28/09/2017
Iniciativa da camara-e.net oferece 150 vagas a interessados em vender produtos e serviços pela internet

31

AGO

publicado 31/08/2017
Maceió (AL) recebe curso gratuito sobre como abrir uma loja virtual de sucesso

30

AGO

publicado 30/08/2017
Micro, Pequena e Média Empresa

Por Letícia Martins

Pouquíssimos projetos presenciais sobrevivem ao tempo. O Ciclo MPE.net, promovido pela Câmara Brasileira de Comércio Eletrônico (camara-e.net) orgulha-se de ser um deles. Criado em 2003 com o objetivo de capacitar qualquer pessoa interessada em atuar no comércio na internet, o ciclo de palestras para micros, pequenos e médios empreendedores (Ciclo MPE.net) já capacitou presencialmente cerca de 20 mil pessoas em todas as regiões do país.

Para 2020, o objetivo é continuar formando novos agentes digitais, mas com o plus de proporcionar a eles condições de aperfeiçoar seus negócios virtuais por meio de eventos online, como palestras, mentorias, masterclasses, entre outros. “Durante quase duas décadas, o Ciclo MPE teve como base os eventos presenciais, que são importantes para capacitar quem está começando do zero. Agora, teremos também uma programação online bastante enriquecedora para quem quer criar ou já tem um e-commerce”, disse Renata Carvalho, coordenadora do Ciclo MPE.

A ideia da camara-e.net não é interromper as capacitações presenciais. Pelo contrário, o ciclo de palestras itinerante deverá percorrer pelo menos 17 cidades brasileiras a partir de março, proporcionando aos participantes além do conhecimento teórico-prático, a oportunidade de fazer networking com especialistas do mercado e outros empreendedores. 

As palestras presenciais serão divididas em três áreas, que representam os pilares para a construção de uma empresa ou loja on-line: infraestrutura, operação e marketing. No dia do evento, os participantes terão a oportunidade de tirar dúvidas sobre planejamento, logística, formas de crédito para impulsionar o pequeno negócio, sistema de pagamento on-line, marketing digital, marketplace, contas dropshipping, dentre outros temas.

Já a agenda online contará com palestras ao vivo (lives), que serão transmitidas pelas redes sociais e canal no Youtube, aulas gravadas em ambiente seguro, podcasts, mentorias, que ajudarão os empreendedores a identificar os pontos de melhorias dos seus negócios e poder, assim, aprimorá-los. “Por ser a principal entidade representativa do e-commerce no Brasil, a camara-e.net possui em sua base de associados muitas empresas e especialistas com larga visão de negócio e muita experiência empírica. Por isso, em cada iniciativa dessas, contaremos com esses profissionais, além de buscar novos especialistas no mercado para somar força”, pontua Renata.

Empreendedorismo feminino

Sócia-fundadora de uma empresa de Ensino a Distância (EAD) e co-fundadora de duas startups de tecnologia, Renata vai emprestar ao Ciclo MPE 2020 sua experiência na área de empreendedorismo feminino e tem como meta aumentar a participação das mulheres nos cursos e eventos de capacitação promovidos pela camara-e.net. “A mulher hoje representa 52% das pessoas que abrem empresas no país. Precisamos aumentar o tempo de vida destas empresas e também incentivá-las a crescer, pois são elas que mais investem em suas famílias para que toda a sociedade prospere”, explicou.

A ideia, segundo ela, não é fazer uma divisão entre os públicos, mas incentivar a união e descobrir novos talentos. “Empreender é muito mais do que investir tempo e dinheiro. Quem empreende tem sonhos, muitas vezes luta por uma causa ou missão. A mulher, na maioria das vezes, busca o e-commerce como forma de ter um negócio rentável e poder desfrutar de mais tempo com a família, por exemplo. Queremos capacitá-las cada vez mais para que possam ocupar esse lugar com mais propriedade e sucesso”. Assim, além de incentivar o empreendedorismo feminino, a camara-e.net pretende ampliar a participação de palestrantes mulheres nos eventos, trazendo o conhecimento e a visão delas em relação ao mercado, à família e às novas tecnologias.

A agenda dos eventos de 2020 estará disponível no site www.ciclo-mpe.net e nas redes sociais: instagram.com/camaraenet e facebook.com/camaraenetbr

comments powered by Disqus
Nossos
Selos
Clique Valide
Internet Segura
Detonaweb
Nossos Associados
Associe-se

Conheça as vantagens de ser nosso associado.

Câmara Brasileira de Comércio Eletrônico (camara-e.net) | CNPJ: 04.481.317/0001-48
Edifício Higienópolis Offices Tower - Av. Angélica, 2.503 – 5° andar, sala 56, 01227-200 – Consolação – São Paulo/SP
Contato: (11) 3237-1102 | E-mail: info@camara-e.net
Camaranet todos os direitos reservados - 2013