Veja Também

Notícias

publicado em 29/05/2020

Camara-e.net é contra medidas que impõem tabelamento de preços nos apps de transporte e delivery

News

 

São Paulo, maio de 2020 – O projeto de Lei n° 1179, de 2020, que apresenta normas emergenciais e transitórias para regulamentar as relações jurídicas de Direito Privado durante a pandemia do coronavírus, aguarda sanção presidencial. Porém, de acordo com a Câmara Brasileira de Comércio Eletrônico (camara-e.net), há dois artigos (17 e 18) que vão impactar negativamente o ambiente de negócios e afugentar investimentos, uma vez que, ao impor a redução de ao menos 15% nas taxas cobradas pelos aplicativos de transporte e delivery, representa na prática o tabelamento de preços no setor.

 

“O projeto é bem intencionado e leva em consideração o complexo e volátil cenário que estamos vivendo, por conta da pandemia do coronavírus. No entanto, o texto esbarra no princípio constitucional da livre iniciativa, que assegura a todos a liberdade no exercício de qualquer atividade econômica. Além disso, as relações entre os motoristas, entregadores, e quaisquer outros prestadores de serviço não devem ser prejudicadas pelo intervencionismo excessivo do Estado”, afirma Leonardo Palhares, presidente da Câmara Brasileira de Comércio Eletrônico e sócio do Almeida Advogados.

 

Ainda, de acordo com a entidade, o projeto tenta apresentar uma solução fácil e enganosa para um problema complexo que tem raízes na própria crise econômica que o mundo vive. Isso, porque, a redução obrigatória das taxas cobradas vai sobrecarregar um setor de grande relevância, que tem sido protagonista neste período da pandemia. “Não podemos esquecer que as empresas de transporte individual privado e de delivery são essenciais para diminuir a circulação de pessoas nas ruas. Além disso, são canais que garantem a sustentação do comércio, como no caso de restaurantes e varejo, e estão impactando positivamente na geração de emprego e renda para toda a cadeia produtiva da economia digital”, finaliza Palhares.

 

Sobre a camara-e.net – Fundada em 2001, a camara-e.net é a principal entidade brasileira multissetorial da América Latina e de maior representatividade da economia digital no País, formando consenso no setor perante os principais agentes públicos e privados, nacionais e internacionais e promovendo o desenvolvimento dos negócios online no Brasil. Em seu quadro de associados, a camara-e.net conta com os mais importantes players do comércio eletrônico, entre eles empresas de infraestrutura, mídias sociais, chaves públicas, meios de pagamento, seguros e e-banking. Mais informações:www.camara-e.net.

 

 

 

Informações à imprenssa:

Insight Comunicação (11) 3284-6147

                                                             

Marina Ciaramello – marina.ciaramello@insightnet.com.br                         

Luana Magalhães – luana.magalhaes@insightnet.com.br

comments powered by Disqus
Nossos
Selos
Clique Valide
Nossos Associados
Associe-se

Conheça as vantagens de ser nosso associado.

Câmara Brasileira da Economia Digital (camara-e.net) | CNPJ: 04.481.317/0001-48
Edifício Paulista - Av. Paulista, 2202. 7º andar. Conjunto 73, CEP 01310-300 - Consolação – São Paulo/SP
Contato: (11) 3237-1102 | E-mail: info@camara-e.net
Camaranet todos os direitos reservados - 2024