Artigos de Open Insurance

publicado em 05/11/2020

Serviços públicos eletrônicos podem impulsionar a transformação digital no setor privado

Outros Artigos

09

NOV

publicado 09/11/2021
Por Thaís Covolato*

Veja Também

17

ABR

publicado 17/04/2024
No dia 2 de maio, o Comitê de Open Insurance da camara-e.net, vai realizar sua primeira reunião do ano, de maneira on-line. O encontro será conduzido pelo coordenador do grupo, Manuel Matos, que também é fundador da Via Internet Insurance Consulting e ex-presidente da entidade.

15

ABR

publicado 15/04/2024
Nova presidência é assumida por Leonardo Elias

11

ABR

publicado 11/04/2024
Diretrizes e alternativas para o debate sobre o Marco Regulatório da Inteligência Artificial no Brasil

O número de acessos ao portal Gov.br aumentou em 55% no mês de outubro, em comparação com o mês anterior, segundo dados divulgados pela Secretaria Especial de Desburocratização, Gestão e Governo Digital. De acordo com o relatório, também houve crescimento de 35% no número total de cadastros na plataforma, ultrapassando 20 milhões de usuários.

O crescimento é alavancado, principalmente, pelos serviços digitais disponibilizados pela Receita Federal do Brasil, que representa cerca de 30% do total de acessos ao portal de serviços online do Governo. O portal Gov.br é a plataforma de governo digital do país, onde estão centralizados 3.940 serviços, dos quais 62,5% são totalmente digitais.

A digitalização dos serviços públicos é um catalisador para a transformação digital no setor privado, especialmente por capacitar o cidadão para o uso das plataformas online. Serviços essenciais para o cidadão já são realizados totalmente de forma online, como a solicitação da Carteira de Trabalho ou de seguro-desemprego.

Um ecossistema de serviços digitais também impulsiona a demanda por identidades digitais seguras e confiáveis, necessárias para garantir a privacidade dos dados e a segurança dos seus usuários.

No portal Gov.br, por exemplo, o acesso pode ser feito a partir de um cadastro de login e senha simples, porém alguns serviços exigem nível de segurança superior, devido à criticidade das informações transacionadas. As formas de autenticação aceitas são: número do CPF, validação facial através do aplicativo “Meu gov.br”, internet banking ou certificado digital ICP-Brasil.

Destaca-se que o acesso com certificado digital ICP-Brasil pode ser feito sem cadastro prévio na plataforma, e permite a utilização de todos os serviços, por ter o nível mais alto de segurança.

comments powered by Disqus
Nossos
Selos
Clique Valide
Nossos Associados
Associe-se

Conheça as vantagens de ser nosso associado.

Câmara Brasileira da Economia Digital (camara-e.net) | CNPJ: 04.481.317/0001-48
Edifício Paulista - Av. Paulista, 2202. 7º andar. Conjunto 73, CEP 01310-300 - Consolação – São Paulo/SP
Contato: (11) 3237-1102 | E-mail: info@camara-e.net
Camaranet todos os direitos reservados - 2024