Veja Também

Notícias

publicado em 09/02/2015

Edição especial do Ciclo MPE.net na Feira do Empreendedor reúne cerca de 500 participantes

News

A Câmara Brasileira de Comércio Eletrônico (camara-e.net) abriu sua participação da Feira do Empreendedor Sebrae SP, no último dia 7, com a presença de cerca de 500 pessoas na edição especial do Ciclo MPE.net. Os visitantes lotaram a Sala do Conhecimento 8 durante os três painéis gratuitos que abordaram os pilares dos seminários que percorrem o Brasil durante o ano - infraestrutura, operação e marketing no e-commerce.

Gerson Rolim, consultor da camara-e.net e mediador do painel sobre infraestrutura, falou aos presentes sobre o ritmo de crescimento do e-commerce no País, citando resultado do relatório Webshoppers 2015, divulgado semana passada pela E-bit. “Em 2014, mais de 10 milhões de novos usuários compraram pela primeira vez pela internet – isso equivale à população de Portugal”, disse.

 
Gerson Rolim (ao centro), consultor da camara-e.net, durante moderação do 1º painel do Ciclo MPE.net

Para Rolim, o cenário de retração da economia não deve influenciar no desempenho do comércio eletrônico. “O e-commerce normalmente cresce mais em época de crise do que em períodos normais, porque o consumidor quer economizar cada centavo, e nas compras online ele tem à disposição ferramentas de comparação de preço a um clique do mouse”, diz. Participaram do painel de infraestrutura Edson Pereira, do Sebrae, Karine Nascimento, da Soluti, e Paulo Peres, da Embrasoft.

O segundo painel, sobre operação, foi mediado por Ludovino Lopes, presidente da camara-e.net. Ele chamou a atenção dos participantes para os desafios relacionados aos novos sites estrangeiros, para as novas regras regulatórias de logística e entrega agendada em vigor em alguns Estados e em especial para os desafios logísticos continentais do país  que as lojas virtuais enfrentam e que podem colocar o negócio a perder se não forem superados.  “São questões sobre as quais o lojista não tem controle direto, mas que precisa pensar durante a operação do seu negócio”, disse Lopes. Participaram desse painel Anderson Ferreira Martins, dos Correios, Walter Campos, do Mercado Pago, e Ana Paul a Paschoini, do BNDES.


O segundo painel debateu os aspectos operacionais e os desafios logísticos do e-commerce
brasileiro, moderado pelo presidente da camara-e.net, Ludovino Lopes (ao centro)

O terceiro painel, sobre Marketing, mediado por Daniel Cardoso, da Universidade Buscapé, foi aberto com uma palestra de Fernando Kimura sobre neuromarketing. Kimura mostrou aos participantes como determinadas formas de comunicação podem influenciar o e-comprador de maneira positiva ou negativa. “O e-consumidor é o que mais compra pelo inconsciente, e o lojista tem de se aproveitar dessa característica do negócio”, explicou ele.

Já Elias Junior, consultor do Sebrae, falou da importância de o lojista conhecer o cliente e o seu público. “Planeje o seu negócio, começando pelo registro de domínio, que deve ser o mesmo que o nome escolhido,faça um site responsivo para atender aos consumidores de diferentes plataformas, ofereça conteúdo relevante, direcionado ao segmento, e use as redes sociais que mais se adequam ao seu negócio”, encerrou Elias Junior.


Marketing digital foi o tema do último painel do Ciclo MPE.net na Feira do Empreendedor Sebrae-SP

Confira as fotos do evento. (por Marcelo Nozaki/camara-e.net)

As atividades do Ciclo MPE 2015 começam em 3 de março, na cidade de Uberaba, em Minas Gerais. Consulte a programação anual no site http://www.ciclo-mpe.net/

 

Informações à imprensa:
Insight Comunicação –(11) 3284-6147 / 3262-5567
Gisele Ribeiro – gisele.ribeiro@insightnet.com.br
Marcelo Burgos – marcelo.burgos@insighnet.com.br

comments powered by Disqus
Nossos
Selos
Clique Valide
Nossos Associados
Associe-se

Conheça as vantagens de ser nosso associado.

Câmara Brasileira da Economia Digital (camara-e.net) | CNPJ: 04.481.317/0001-48
Edifício Paulista - Av. Paulista, 2202. 7º andar. Conjunto 73, CEP 01310-300 - Consolação – São Paulo/SP
Contato: (11) 3237-1102 | E-mail: info@camara-e.net
Camaranet todos os direitos reservados - 2024