Veja Também

Notícias

publicado em 16/11/2012

Seminário em Tocantins apresenta soluções para o e-commerce

News

A Câmara Brasileira de Comércio Eletrônico – camara-e.net realizou, em Palmas (TO), na segunda-feira, dia 12/11, seminário sobre e-commerce. O evento faz parte do Ciclo MPE.net: a oportunidade para a micro e pequena empresa entrar na economia digital. A série de palestras reuniu empresários e profissionais de diversas áreas no auditório do Sebrae de Tocantins.

O Ciclo MPE.net oferece aos empreendedores uma jornada de treinamento em comércio eletrônico, com orientações e dicas sobre como vender pela internet, logística, certificação digital, linhas de financiamento, tendências e inovação. O evento de Palmas foi o penúltimo da série de 25 seminários realizados neste ano pela Camara-e.net e empresas parceiras.

Tocantins tem se destacado pelo foco que vem conferindo ao comércio eletrônico e pelos incentivos voltados aos investimentos desse segmento no Estado. Um deles é a reducão do ICMS a 1% sobre as vendas destinadas a consumidores sediados em outros estados. Na prática, a Lei 1.641, de 28 de dezembro de 2005, incentiva a instalação no Estado de empresas voltadas a vendas pela Internet. Essa empresas ganham a vantagem de pagar uma alíquota de ICMS bem abaixo da média nacional.

Com a medida, Tocantins procura atrair mais investimentos e gerar mais empregos. Em 2006, uma das maiores empresas de comercialização de perfumaria e cosméticos por meio da internet, a Sack’s, decidiu instalar na capital do Estado seu novo centro de distribuição. A localizacão estratégica de Palmas no país e os incentivos fiscais foram decisivos para a escolha.

Os impactos da instalação desse centro de distribuição foram sensíveis. A terceirização de parte da mão de obra empregada tem estimulado outros investimentos no setor de logística e a criação de novos negócios na economia tocantinense, particularmente no segmento do comércio eletrônico.

A loja de vinhos Wine e a loja de equipamentos esportivos Pedala são alguns exemplos de empresas que despacham a partir de Palmas suas vendas para todo o Brasil. A Pedala também instalou na capital de Tocantins um centro de distribuição e utiliza a infraestrutura do Estado para remeter suas vendas. Ela firmou com o governo do Estado um Termo de Acordo de Regime Especial (Tare) por dez anos para pagar ICMS de 1,7%, sem poder usar créditos para abater esse imposto.

Veja fotos do evento:

comments powered by Disqus
Nossos
Selos
Clique Valide
Nossos Associados
Associe-se

Conheça as vantagens de ser nosso associado.

Câmara Brasileira da Economia Digital (camara-e.net) | CNPJ: 04.481.317/0001-48
Edifício Paulista - Av. Paulista, 2202. 7º andar. Conjunto 73, CEP 01310-300 - Consolação – São Paulo/SP
Contato: (11) 3237-1102 | E-mail: info@camara-e.net
Camaranet todos os direitos reservados - 2024