publicado em 05/06/2014
Especialistas se reúnem para debater investimentos e aceleração de startups
A Câmara Brasileira de Comércio Eletrônico (camara-e.net) promoveu na manhã dessa terça-feira, 03 de junho, um encontro com 20 especialistas e associados de grandes empresas brasileiras para debater o tema “Investimentos e Aceleração de Startups em Tecnologia”.
O evento foi realizado no escritório da Almeida Advogados, na capital paulista, e reuniu representantes da AValons Consulting, Balão da Informática, Correios, Buscapé, Ekatu, Google, Ozai, QualiSign Informática (Qualisoft), Soluti, Viewit Mobile, além da própria camara-e.net e da Almeida Advogados.
Para apresentar o assunto, foram convidados dois nomes do empreendedorismo digital: Ronaldo Takahashi, cofundador do Buscapé Company e sócio da Bazza Investimentos, e André Ghion, ex-executivo dos Grupos AOL-Time Warner, Videolar, Buscapé e sócio da AG Investimentos. Em sua apresentação, Ronaldo Takahashi contou como ele e outros três sócios tiveram a ideia de criar, em 1998, o Buscapé, uma das primeiras empresas do mundo a fazer comparações de preços na Internet.
Takahashi falou sobre os desafios e as dificuldades dos anos iniciais do empreendimento, desde a captação de recursos financeiros até a superação da bolha da internet, em 2001, quando foram orientados a fechar a empresa, pois, segundo os analistas, ela não teria futuro. “Mas nós acreditávamos no nosso negócio e decidimos seguir em frente, mesmo que para isso não recebêssemos um real no começo”, disse. A percepção de que o grupo havia criado um novo negócio digital se deu em 2004 com o reconhecimento do mercado e as varejistas querendo ter seus produtos relacionados no site de busca.
Ronaldo Takahashi, cofundador do Buscapé, durante debate na camara-e.net
Na sequência, André Ghion explicou que é preciso muito mais do que conhecimento (técnico e de mercado), estrutura e capital para migrar uma ideia para o papel e dali à prática. “Toda startup tem potencial de sucesso quando se propõe a revolver um problema do usuário”, declarou. Segundo ele, atender bem uma necessidade do consumidor é também o caminho natural para atrair investidores e afirmou que existem muitos deles no mercado esperando por boas iniciativas em que possam investir seu dinheiro.
André Ghion, ex-executivo dos Grupos AOL-Time Warner, Videolar, Buscapé, sócio da AG Investimentos
O vice-presidente de Estratégias da camara-e.net, Leonardo Palhares, parabenizou ambos os palestrantes pelo conteúdo apresentado e salientou que o objetivo do evento era debater iniciativas e exemplos de empreendedorismo que alavam a economia digital. Palhares destacou duas iniciativas da camara-e.net, em parceria com os associados, que fazem eco a essa ideia. Uma delas é o Ciclo MPE.net, seminário de capacitação para micros e pequenos empresários que pretendem atuar no comércio eletrônico.
“Cerca de 25% dos participantes do Ciclo MPE.net abrem uma loja na internet depois. Mas o Ciclo ensina o principal, como fazer esse empreendimento crescer é um passo posterior”, disse. A segunda iniciativa é o Comitê de MPE, criado para apoiar os micros e pequenos empreendedores digitais. “Esses dois projetos atraem um público de empreendedores ávidos por uma democratização dos investimentos e é isso que nós viemos debater aqui”, finalizou.
Vice-presidente de Estratégia da camara-e.net, Leonardo Palhares (à esq.), fala sobre o Ciclo MPE.net e o Comitê MPE
Conheça as vantagens de ser nosso associado.