Veja Também

Notícias

publicado em 04/08/2014

Seminário sobre e-commerce em Guarulhos tem anúncio dos números do setor referentes ao primeiro semestre

News

Guarulhos, que integra a Região Metropolitana de São Paulo, foi a terceira cidade paulista a receber o seminário do Ciclo MPE.net neste ano. O evento aconteceu no auditório da Universidade de Guarulhos (UnG), no dia 31 de julho, onde estiveram mais de cem empresários que já atuam ou que desejam ingressar no e-commerce.

Clique aqui e confira o álbum de fotos.

A Câmara Brasileira de Comércio Eletrônico (camara-e.net), que promove esse evento já há 11 anos em diversos municípios brasileiros, ofereceu ao público uma série de palestras sobre temas essenciais do comércio eletrônico, como planejamento de uma loja virtual, definição de plataformas, logística do comércio eletrônico, meios de pagamento online e marketing digital.

O seminário foi mediado pelo secretário executivo da camara-e.net, Fernando Ricci. Participaram da mesa de abertura Washington Davi de Almeida Alves, gerente de vendas dos Correios em São Paulo, Marcelo Paranzini, gerente regional do Sebrae/SP, Luciano Dias Lourenço, gerente de gestão social do Dersa, e Pedro Guasti, diretor executivo da E-Bit.

Guasti (foto abaixo) apresentou, em primeira mão para o público de Guarulhos, os números da 30ª edição do WebShoppers, relatório semestral do comércio eletrônico feito pela E-Bit, empresa que monitora mais de 20 mil lojas, preços e categorias de produtos mais procurados na internet. No primeiro semestre de 2014, o mercado do e-commerce já movimentou R$ 16 bilhões em bens de consumo. Um crescimento de 26% em relação ao mesmo período do ano anterior, quando o faturamento foi de R$ 12 bilhões. Houve também um crescimento das transações de 36%, revelando avanço significativo do número de pedidos feitos pela rede.

A expectativa é de que, neste ano, ingressem no e-commerce 11 milhões de novos consumidores. O ano passado fechou com 51 milhões de consumidores que já compraram pela internet pelo menos uma vez. Neste ano, o número de pessoas que realizam compras pela internet em lojas brasileiras deve atingir 62 milhões.

O ranking das categorias de produtos mais procurados na internet é encabeçado pelo segmento de moda e acessórios, com 18% das vendas. Em segundo lugar, segue o setor de cosméticos, perfumaria e cuidados pessoais e com saúde, com 16%. Em terceiro lugar, figura o segmento de eletrodomésticos, com 11%, seguido por livros e assinatura de revista, com 8%. Na quinta posição, situam-se os segmentos de telefonia celular e informática, com 7%.

Aspecto social

Diferentemente do que acontece em outras localidades, o seminário do Ciclo MPE.net em Guarulhos teve um caráter eminentemente social. O objetivo principal da camara-e.net foi levar as palestras sobre e-commerce ao público afetado pelas obras do trecho Norte do Rodoanel Mario Covas. A ideia foi oferecer cursos de capacitação para as pessoas que estão sendo removidas para a realização do projeto, de maneira que essa população possa ter novas perspectivas de atividade econômica e de obtenção de renda.

Segundo Luciano Dias Lourenço, gerente de gestão social do Dersa, a empresa, responsável pelas obras do Rodoanel Norte, tem o compromisso de apresentar perspectivas para um novo início e novas possibilidades aos moradores que estão passando por mudanças importantes em suas vidas. “Procuramos fazer com que o impacto das remoções não seja tão pesado e se abram novas oportunidades para aqueles que desejam abraçar uma nova situação e novas perspectivas para o futuro.”

O gerente de vendas dos Correios, Washington Davi de Almeida Alves, destacou que o Ciclo MPE.net tem atraído um público crescente nas cidades por que passa, revelando como o tema do comércio eletrônico é aderente ao desenvolvimento das micro e pequenas empresas. “Os Correios têm olhado para esse mercado de forma específica, com o intuito de desenvolvimento de novos produtos, serviços e soluções que atendam as necessidades desse mercado, em particular as soluções de logística integrada”, declarou.

Ao final do seminário, foram sorteados dois prêmios. Alessandro P. da Costa ganhou um notebook.

Roberto Guizi também foi sorteado e levou um leitor de livros digitais Kobo.

A próxima cidade a receber o Ciclo MPE.net será Belém/PA, no dia 14/08. Saiba como se inscrever ou confira a agenda completa até o final do ano: www.ciclo-mpe.net

 

Nossos
Selos
Clique Valide
Nossos Associados
Associe-se

Conheça as vantagens de ser nosso associado.

Câmara Brasileira da Economia Digital (camara-e.net) | CNPJ: 04.481.317/0001-48
Av. Paulista, 2064 - 14º - Bela Vista, São Paulo - SP, 01310-928
Contato: (11) 3237-1102 | E-mail: info@camara-e.net
Camaranet todos os direitos reservados - 2024