publicado em 05/06/2015
A importância do planejamento e os bastidores de uma loja virtual são alguns dos temas apresentados no Ciclo MPE.net em Santos (SP)
A Câmara Brasileira de Comércio Eletrônico (camara-e.net) realizou no dia 21/05, em Santos, litoral paulista, o Ciclo MPE.net, série de palestras gratuitas que ensina os três pilares para criação e administração de uma loja virtual de sucesso: infraestrutura, operação e marketing.
Com o patrocínio máster dos Correios, BNDES e Sebrae, o projeto percorre as cinco regiões brasileiras, capacitando micros, pequenos e médios empreendedores que pretendem atuar no comércio eletrônico. Walquiria Oliveira, da Sala do Empreendedor Santista, da Prefeitura de Santos; Paulo Sérgio Brito Franzosi, gerente do escritório regional da Baixada Santista do Sebrae-SP e Thiago Estevão, dos Correios, participaram da mesa de abertura do evento.
Clique aqui e confira o álbum de fotos do Ciclo MPE.net de Santos/SP.
Na sequência, César Ossamu Anno Filho, do Sebrae, deu uma visão geral sobre o planejamento de um e-commerce, desde o registro do domínio, pagamento da hospedagem, até a separação e envio do produto. “Em alguns casos, o produto não está no estoque e a loja precisa acionar o distribuidor. O planejamento ajuda a dimensionar tempo e falhas que podem acontecer no processo, por exemplo”, afirmou.
Thiago Estevão Lopes, dos Correios, falou sobre a logística na cadeia de suprimentos e os bastidores de uma loja virtual, que envolve controle de estoque, separação do produto, manuseio e distribuição. Depois da postagem, aconselhou, é fundamental disponibilizar na área de acesso do cliente informações sobre o status da encomenda. “O cliente do e-commerce é muito ansioso. Ele quer saber onde está a encomenda e quando ela vai chegar. Por isso, é importante deixar claro para o usuário todas essas etapas”, disse.
Os Correios contam com serviço de rastreamento e o aviso de SMS (mensagem por celular). Para aumentar a segurança na entrega, a empresa dispõe do AR (Aviso de Recebimento), que informa a data, o nome, o número de documento e a assinatura da pessoa que recebeu a encomenda.
As palestras “Como construir uma loja virtual de sucesso”, “Marketing digital” e “Aceleração através do seu negócio virtual” foram ministradas, respectivamente, por Paulo Peres, da Embrasoft; José Elias Gonçalves Júnior, da Guia-se, e Darlan Moraes Jr., da empresa Solomoto.
André Luis Barros e Lima, do BNDES, explicou como os micros, pequenos e médios empreendedores podem aumentar a chance de conseguir melhores condições de financiamento para os seus negócios, como custos menores e prazos maiores. “A concessão de crédito é baseada na confiança. Nenhum banco vai emprestar dinheiro para quem não conhece. Por isso, o empresário deve priorizar a construção de um relacionamento com os bancos”, sugeriu.
“O banco precisa saber se a empresa é bem planejada, se as contas e a contabilidade estão em dia, se possui um faturamento suficiente para manter o negócio no dia a dia e sobrar para pagar o financiamento, entre outras coisas”. Segundo Lima, se o empresário conseguir convencer o banco sobre a saúde financeira do seu negócio, de forma clara e transparente, terá mais chances de receber o crédito.
Gabriella Moleda e Gabriela Bergamo, do Moip, dividiram o palco para falar sobre outra importante etapa da venda: o sistema de pagamentos online. “É complicado para o micro e pequeno empreender montar o próprio sistema de pagamento. Por isso, nosso conselho é que ele procure um facilitador, que ofereça a integração com todas as bandeiras, boleto e transferência online em apenas um contrato”, disse Gabriela Bergamo.
Segundo ela, a integração facilita a vida tanto do empresário quanto do usuário. “No ambiente de venda do próprio site, o cliente escolhe o meio de pagamento que quer usar e já finaliza a transação. Não precisa ser direcionado para uma página intermediária para digitar os dados”, explica. “Isso aumenta a conversão."
Já Adriano Ribeiro, da camara-e.net, apresentou o Movimento e-MPE, iniciativa da entidade que visa oferecer apoio aos micros e pequenos empreendedores e conceder benefícios, como o acesso ao Selo Clique e-Valide e ao Kit de Competitividade Digital. Para saber mais, acesse www.cliqueevalide.com.br.
No final do evento, a camara-e.net sorteou um notebook dois em um (notebook e tablet) entre os presentes e a ganhadora foi Morena Costa.
Gente jovem e empreendedora
Em todos os Ciclo MPE.net, a camara-e.net abre espaço para que os participantes que já possuem uma loja virtual possam compartilhar suas experiências no e-commerce. Em Santos, 11 MPEs contaram sua história: Casa da Estampa, FreeDive Equipamentos Aquáticos, Gatolino Bebedouros, Gatto de Rua Confecções Especializadas, Hanallei Store, IClothes Estampas, On Da Racks, Sancho Classics (comércio de vestuários), Sissi Baby (moda infantil), Zoe Confecções e C. Gomes Comunicação.
Ana Laura Lobo Gonçalves surpreendeu pela pouca idade e espírito empreendedor. A estudante de moda de 20 anos contou que, com o incentivo de familiares e amigos, começou a vender camisetas com estampas personalizadas aos 16 anos em uma rede social na internet. “Criei uma página no Facebook porque não sabia como funcionava um site e achava que era um bicho de sete cabeças abrir uma loja virtual."
Em pouco tempo, o número de pedidos aumentou e a loja IClothes Estampas começou a receber encomendas até de universidades. Com isso, Ana Laura precisou se formalizar para emitir nota fiscal de serviços. “Este ano, fui na Sala do Empreendedor aqui em Santos e abri uma MEI [Microempresa individual]."
Para ela, a principal dificuldade para montar uma loja virtual foi encontrar uma plataforma simples e com preço acessível, que atendesse suas necessidades. “Fiz um curso de ecommerce, mas achei os termos muito técnicos. Precisava de algo simples, pois faço tudo sozinha: eu mesma administro a loja, vou na costureira, tiro fotos da camiseta, posto, entrego e, além disso, ainda estudo, tenho família e namorado. É muita coisa”, conta. Depois de assistir as palestras do Ciclo MPE.net, Ana Laura já pensa em mudar de plataforma. “Gostei de uma que assisti aqui porque ela oferece mais integração. Isso deve ser ótimo”, diz.
Fonte: assessoria de comunicação da camara-e.net
Conheça as vantagens de ser nosso associado.