publicado em 20/10/2015
Seminário promovido pela camara-e.net estimula moradores de Santa Catarina a vender pela internet
A Câmara Brasileira de Comércio Eletrônico (camara-e.net) realizou no dia 15/10, no auditório do Senac, em Joinville (SC), mais uma etapa do Ciclo MPE.net, projeto itinerante que tem como objetivo capacitar quem deseja abrir uma loja na internet. As palestras gratuitas foram ministradas por especialistas do setor e englobaram os três pilares do e-commerce: infraestrutura, operação e marketing.
Na abertura do seminário, Valdir Neumann, coordenador de vendas dos Correios, saudou os participantes do evento (mais de cem) pelo interesse em buscar novas oportunidades de negócio e parabenizou a iniciativa da camara-e.net, da qual os Correios são parceiros desde a primeira edição, há 12 anos.
O coordenador regional do Sebrae-SC, Jaime Dias, também destacou a parceria de longa data com a camara-e.net. “É uma satisfação para o Sebrae participar deste evento, que vai ao encontro da nossa missão: criar um ambiente favorável e proporcionar um conteúdo fundamental para micros e pequenos empresários se capacitarem”, disse.
Na primeira palestra do dia, “Planeje mais para vender na internet”, Janderson Araújo (foto abaixo), do Sebrae, orientou os participantes a pensarem no ambiente online não somente como um software ou uma plataforma, mas como negócio, no qual se deve fazer um bom planejamento, gestão de estoque, fluxo de caixa, bem como investir na divulgação do produto e no pós-venda. “De virtual mesmo, o e-commerce tem somente a interface, porque a loja é real [há funcionários e sede], existe de verdade e precisa de planejamento e todas as demais etapas de um negócio”, comparou.
Uma vez que na internet o consumidor não tem contato direto com o produto à venda, Araújo salientou a importância de fornecer o máximo de informações para que o consumidor possa conhecer, se apaixonar pelo item e consolidar sua compra. “Em vez de fazer uma breve descrição do produto, faça uma resenha apaixonada e verdadeira”, sugeriu.
Marcelo Aita Ost (foto abaixo), consultor dos Correios, aproveitou a proximidade da Black Friday – data mais importante do comércio virtual brasileiro – para falar sobre o atendimento personalizado no pós-venda e como transformar o que poderia ser um problema em uma oportunidade para estreitar o elo com o cliente e gerar vendas futuras.
Segundo ele, o consumidor encara a Black Friday como um momento para comprar presentes de Natal a um preço mais acessível, enquanto o lojista vê essa época como oportunidade para ter mais visibilidade e resultados oferecendo produtos a preços competitivos. “É natural que ocorra neste período um pico de vendas e, consequentemente, haja mais reclamações dos clientes depois, pois é impossível agradar todo mundo”, disse. No entanto, enfatizou o especialista, as empresas não devem se descuidar do pós-venda.
As dicas de Ost aos e-varejistas ajudam a evitar clientes insatisfeitos depois da data promocional. Uma delas é informar no site, de forma clara e acessível, os prazos de entrega, geralmente maiores em função da demanda, e planejar o serviço de troca de mercadorias com antecedência.
Já André Luis de Barros Lima (foto acima), do BNDES, apresentou as formas de crédito disponíveis para o micro, pequeno e médio empreendedor brasileiro e como aumentar as chances de consegui-lo.
Marketing digital e Google Waze foram temas, respectivamente, das palestras do consultor do Sebrae, Elias Junior, e do diretor de marketing da Goomark, Luis Felipe Cota. Por sua vez, Gabriela Bergamo e Gabriella Moleda, do MOIP, e Alfredo Soares, da XTECH, falaram sobre os sistemas de pagamentos online e como escolher a plataforma de e-commerce para sua empresa.
Aliando teoria e prática
Do planejamento à divulgação, o Ciclo MPE.net foi estruturado para passar uma noção completa ao empreendedor que pretende abrir um e-commerce. Para os micros e pequenos empresários que já possuem loja virtual, a camara-e.net criou o Movimento e-MPE, um projeto desenvolvido em parceria com várias empresas associadas à entidade, de conhecida notoriedade no mercado e reconhecida pelos consumidores.
Adriano Ribeiro (foto acima), representante da camara-e.net, falou sobre as vantagens para as MPEs em aderir ao Movimento, entre elas o acesso ao Selo Clique e-Valide e ao Kit de Competitividade Digital (www.e-mpe.com).
Na sequência, quatro lojistas locais foram convidados para compartilhar suas experiências (erros e acertos). Antonio Melo, da Bijoux; Fernanda Albuquerque, dos e-commerces Filme & Cia e Múltiplo Conforto e Saúde; Graziela Silva, da Charmes da Grazi, e Simone Machado, da loja Mundo Diferente, contaram como vender pela internet, setor que movimentou, em 2014, R$ 35,8 bilhões, um crescimento nominal de 24% em relação a 2013.
Quem acompanhou o Ciclo MPE.net até às 18h concorreu a um netbook ofertado pela camara-e.net. A sortuda da vez foi Juliana Sousa Abreu Rocha. Depois do Ciclo MPE.net, 35 pessoas ainda participaram da oficina sobre e-commerce, ministrada pelos especialistas do Sebrae, MOIP e XTECH.
Próxima etapa do Ciclo MPE.net será em Caxias do Sul (RS), no dia 29/10. As inscrições gratuitas podem ser feitas no site www.ciclo-mpe.net.
Fonte: Assessoria de comunicação da camara-e.net
Conheça as vantagens de ser nosso associado.