publicado em 07/12/2015
Camara-e.net elege membros dos Conselhos Administrativo e Consultivo para a gestão 2015/2016
Em assembleia geral ordinária realizada no dia 02/12, na Livraria Cultura do Shopping Iguatemi, em São Paulo, capital, os associados da Câmara Brasileira de Comércio Eletrônico (camara-e.net) elegeram os representantes dos Conselhos Administrativo e Consultivo que conduzirão a entidade até junho de 2016.
Ludovino Lopes, sócio do escritório Ludovino Lopes Advogados Associados, Marcelo Coelho, CEO do MercadoPago, e Leonardo Palhares, sócio da Almeida Advogados, foram reconduzidos respectivamente aos cargos de presidente, vice-presidente de Finanças e vice-presidente de Estratégias da camara-e.net.
Completam o Conselho Administrativo da entidade os seguintes vice-presidentes: Demi Getschko (NIC.br), Flávio Jansen (Locaweb), German Quiroga (Cnova), Lucio Vargas (Worldpay), Mariano Gomide (Vtex), Marcel Leonardi (Google), Murilo Laranjeira (Facebook) e Rodolpho Fücher (Microsoft), e os suplentes: Fernando Ricci, atual secretário executivo da entidade, Flávio Franco (Netshoes), Laura Fragomeni (Walmart) e Sérgio Herz (Livraria Cultura).
Já o Conselho Consultivo é composto por 30 membros e dois ex-presidentes, Gastão Mattos (Braspag) e Manuel Matos (Via Internet), que, juntos, representam todas as verticais da Economia Digital brasileira, conferindo, assim, à camara-e.net representatividade setorial transversal. Clique aqui e conheça todos os membros do Conselho Consultivo.
“O próximo ano será de muito trabalho para a camara-e.net”, disse Lopes, que assume o quinto mandato consecutivo. “Além de campanhas já estabelecidas, como Detonaweb e Black Friday Legal, continuaremos investindo na capacitação das MPEs do e-commerce e participando ativamente de reuniões que atendam às demandas do setor como entidade de maior representatividade no país”.
Na foto, da esquerda para a direita, estão os seguintes conselheiros: Pedro Eugenio (Busca Descontos), Marilia Myamoto (Decolar.com, representando Herbert Camilo), Rodrigo Matos (ICP Seguros), Leonardo Palhares (Almeida Advogados), Ludovino Lopes (Ludovino Lopes Advogados Associados), Lucio Vargas (Worldpay), Alex Nascimento (Correios), Solange Vasconcellos (Via Internet) e Fernando Ricci (camara-e.net). Também participaram da assembleia os conselheiros: Gastão Mattos (Braspag), Juan Fuentes (PagSeguro Uol), Manuel Matos (Via Internet), Marcelo Coelho (MercadoPago) e Vinicius Sousa (Soluti).
Participação em eventos
Durante a assembleia geral, os associados aprovaram o relatório financeiro referente à gestão 2014-2015 e foram atualizados sobre a participação da camara-e.net em eventos nacionais e internacionais importantes para o setor. “Cada vez mais, a camara-e.net tem sido convidada para representar o setor em reuniões e eventos de altíssima importância, tanto da iniciativa privada quanto pública”, ressaltou Ludovino Lopes, que destacou a participação da entidade nos seguintes eventos:
“Todas essas participações nacionais e internacionais da camara-e.net foram fundamentais para projetar a entidade, e com ela os associados, como principal interlocutora e representante do comércio eletrônico brasileiro”, resumiu Lopes, que citou ainda os protocolos de cooperação já firmados com Reino Unido, Portugal, França e, em breve, com os EUA.
Ações institucionais
Com grande satisfação, o presidente Ludovino Lopes e o secretário executivo da camara-e.net, Fernando Ricci, apresentaram os resultados de três importantes projetos institucionais: Ciclo MPE.net, Black Friday Legal e capcitação para MPEs.
O primeiro deles é um ciclo de palestras gratuitas que tem como objetivo capacitar jovens e adultos para atuar no comércio eletrônico. Com palestras sobre infraestrutura, operação e marketing de uma loja virtual, o projeto percorreu 21 cidades brasileiras em 2015, capacitando 2.200 pessoas – mais de 66 mil em 12 anos de existência.
Já o Black Friday Legal foi lançado em 2013 a fim de criar um ambiente de autorregulamentação e confiança e identificar as lojas que se comprometem com as boas práticas do comércio eletrônico. Este ano, o Selo Black Friday Legal foi entregue a 901 lojas virtuais, que assinaram o Código de Ética do programa e foram aprovadas no processo de avaliação da camara-e.net.
Este ano, a camara-e.net, em parceria com a Braspag, realizou três workshops de capacitação para micros, pequenas e médias empresas, com vistas à preparação da Black Friday. Os workshops foram transmitidos ao vivo pela internet e contaram com palestras sobre planejamento, logística, formas de crédito, meios de pagamento, marketing digital e aspectos legais do e-commerce, ministradas por especialistas do Sebrae, Correios, BNDES, Braspag e camara-e.net.
Apresentação dos Comitês
Na assembleia geral, também foi feito um overview das atividades desenvolvidas pelos Comitês Especiais da camara-e.net em 2014/2015.
Leonardo Palhares, que, além de VP de Estratégias, coordena o Comitê Jurídico, falou sobre os temas abordados e destacou a criação de três subgrupos de trabalho, que reúnem os representantes das empresas associados em reuniões extraordinárias. São eles: Grupo de Trabalho Tributário, Grupo de Trabalho sobre Compliance e Grupo de Trabalho sobre Contencioso.
Marcelo Coelho, que, além de VP de Finanças, ocupa o cargo de coordenador do Comitê de Meios de Pagamento da Internet, contou sobre os principais temas abordados nas reuniões mensais, entre eles moedas eletrônicas (bitcoin); regulação do setor pelo Bacen; tokenização e ações conjuntas de interlocução com o Governo, destacando as ações de combate à pirataria.
A consultora Solange Vasconcelos falou sobre as ações do Comitê de Seguros Online, que, em sua última reunião anual, elaborou um plano de comunicação para divulgar o Comitê e atrair novos membros ao grupo. Fernando Ricci apresentou os temas do Comitê de Varejo Online e de Micros, Pequenas e Médias Empresas (MPEs).
Fonte: assessoria de comunicação da camara-e.net (comunicacao@camara-e.net)
Conheça as vantagens de ser nosso associado.