publicado em 15/02/2016
Camara-e.net começa ciclo de capacitações gratuitas para quem quer vender pela internet
Na próxima quinta-feira, dia 18/02, a Câmara Brasileira de Comércio Eletrônico (camara-e.net) inicia a edição 2016 do Ciclo MPE.net, série de palestras gratuitas que tem como objetivo capacitar pessoas interessadas em atuar no comércio eletrônico ou empresários que já possuem uma loja física e pretendem expandir seu negócio levando-o para o ambiente virtual.
Em cada Ciclo, os participantes têm a oportunidade de assistir a oito palestras gratuitas sobre os três pilares de uma loja virtual de sucesso – infraestrutura, operação e marketing. A primeira edição do ano, que acontece em Vitória (ES), contará com palestras ministradas por especialistas do SEBRAE, Correios, BNDES, XTech, Pandora Digital, SuperPay/Locaweb e da própria camara-e.net. Clique aqui e veja a programação completa. Até novembro, outras 19 cidades receberão o Ciclo MPE.net.
O evento também conta com o apoio de divulgação do SEBRAE-ES, do Conselho Regional de Administração (CRA), da Câmara de Dirigente Lojista (CDL) de Cariacica, Serra e Vitória, além do apoio da Fecomércio-ES, do SENAC-ES e do Instituto de Educação e Capacitação do Comércio (IECC), ligado ao SindiComerciários do Espírito Santo.
Em 2015, mais de 2.200 pessoas participaram do Ciclo MPE.net
Criado em 2003, o Ciclo MPE.net já capacitou mais de 66 mil pessoas em todo o país para atuar no comércio eletrônico, segmento que,no Brasil, registrou faturamento de R$ 41,3 bilhões, crescimento de 15% em relação a 2014, segundo dados da E-Bit. “O e-commerce vem se consolidando como um importante modelo de negócio e gerador de fonte de renda e emprego para muitas famílias”, observa o diretor de comunicação e marketing da camara-e.net, Gerson Rolim.
O microempresário de Vila Velha (ES), Luciano Billota, proprietário da Usina dos Kits, é um exemplo de empreendedor virtual. Em junho do ano passado, ele resolveu expandir os negócios abrindo uma loja na internet para vender kits de plastimodelismos importados. “Como atuamos em um nicho de mercado, a internet nos ajuda a tornar nossa loja mais conhecida pelos fãs em todo o país”, conta.
Além de conhecer muito bem o ramo de atuação da sua empresa, Billota buscou, ainda, informações sobre comércio eletrônico com a equipe do SEBRAE-ES. Foi o que fez, também, o empresário Paulo Cezar Ronconi Freire, da Little Rock, que assistiu às palestras do Ciclo MPE.net em 2014 para aprender como administrar e divulgar a loja de roupas infantis.
Paulo Freire, empresário da loja virtual Little Rock durante apresentação no Ciclo MPE em 2014
Novos desafios do e-commerce
Apesar de ser um segmento promissor, o comércio eletrônico começou 2016 enfrentando um novo desafio. Em janeiro, entraram em vigor as novas regras de recolhimento do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) nas vendas interestaduais do e-commerce, previstas na Emenda Constitucional 87.
As mudanças estão gerando aumento de trabalho e de processos, acarretando em maiores custos operacionais para as empresas de e-commerce, e prejudicando principalmente as micros, pequenas e médias. Recentemente, a camara-e.net esteve reunida com o SEBRAE e outras entidades do comércio discutindo o tema e formas de suspender a obrigatoriedade das novas regras para as empresas optantes pelo Simples Nacional.
“A camara-e.net endossou a decisão do grupo de entrar com uma Ação Direta de Inconstitucionalidade (ADI) no Supremo Tribunal Federal para suspender as novas regras de cobrança do ICMS. Acreditamos que vamos conseguir êxito e que as micros, pequenas e médias empresas que atuam no comércio eletrônico poderão continuar contribuindo para o crescimento da economia do nosso país”, declarou Rolim.
Fonte: assessoria de comunicação da camara-e.net (comunicacao@camara-e.net)
Conheça as vantagens de ser nosso associado.