Veja Também

Notícias

publicado em 22/03/2023

Camara-e.net promove evento sobre as perspectivas da acessibilidade digital para 2023

News

São Paulo, março de 2023 – O Comitê de Acessibilidade Digital e Comunicacional da Câmara Brasileira da Economia Digital (camara-e.net), em parceria com o Partner Plex do Google, promoveram evento exclusivo para apresentar as perspectivas da acessibilidade digital para 2023, na última segunda-feira (20). O evento reuniu diferentes palestrantes que apresentaram desafios e soluções para a acessibilidade digital, além de aspectos jurídicos e normativos sobre o tema no país.

“O IBGE identificou que cerca de 17,2 milhões de brasileiros declaram ter alguma deficiência. Trata-se de uma parte da população que tem uma taxa de desocupação quase 3 vezes maior que a média nacional. É um dado para o qual precisamos olhar”, disse Leonardo Palhares, presidente da camara-e.net. “Quando assumi a presidência da camara-e.net entendi que não era um momento de só pensar na acessibilidade digital, mas de começar a mover e transformar empatia em ação", destacou Palhares, sobre a criação do Comitê de Acessibilidade Digital e Comunicacional, em julho de 2021.

Para a secretária nacional dos Direitos da Pessoa com Deficiência, Anna Paula Feminella, a acessibilidade digital é uma forma de democratizar a informação. “A falta de acessibilidade pode nos isolar e, mais do que isso, nos privar de direitos”, afirmou. A secretária nacional destacou, ainda, a necessidade de regulamentar o artigo 63 da Lei Brasileira de Inclusão da Pessoa com Deficiência (LBI), que trata sobre a acessibilidade em sites online, de modo a especificar as diretrizes de acessibilidade e os critérios necessários para verificar se a legislação está sendo de fato cumprida.

Ferramentas que promovem a acessibilidade digital

A inclusão no ambiente de trabalho é catalisadora para promover a acessibilidade digital no desenvolvimento de produtos e serviços. O Google, por exemplo, conta com programas de capacitação dos funcionários, oferecendo treinamentos sobre inclusão. “Queremos desenvolver produtos em que todas as pessoas tenham a mesma experiência. Por isso, temos equipes formadas por pessoas com deficiência que testam nossos produtos para que sejam acessíveis a todos”, expôs Carol Azevedo, diretora de recursos humanos para América Latina e Canadá do Google.

Bernardo Barlach, Accessibility Program Manager do Google, destacou a importância de que ferramentas utilizadas no dia a dia e na rotina das pessoas sejam acessíveis, de modo a promover também a segurança de pessoas com deficiência. “Sempre falamos que não podemos compartilhar a senha ou o número do cartão de crédito com qualquer pessoa. Mas se um formulário não for acessível, algumas pessoas podem ter que pedir ajuda para fazer isso, assim colocando uma informação sensível em risco”, explicou.

Além do desenvolvimento de ferramentas de acessibilidade digital, os palestrantes do evento também reforçaram a importância da continuidade de políticas públicas. “Atualmente, não há nenhuma questão jurídica ética ou tecnológica que justifique a falta de acessibilidade digital. E mesmo assim, menos de 1% dos sites são acessíveis”, apresentou Cid Torquato, coordenador do Comitê de Acessibilidade Digital da camara-e.net.

Por fim, Reinaldo Ferraz, coordenador do grupo de trabalho da ABNT, apresentou o contexto de desenvolvimento da norma para acessibilidade em dispositivos móveis, que contou com a participação de mais de 90 especialistas, seguindo diretrizes internacionais de acessibilidade e boas práticas, e com consultas à documentação técnica para os sistemas operacionais dos dispositivos móveis (Android e iOS, por exemplo).

O evento também contou com a presença da Deputada Estadual Andréa Werner, de Marcos da Costa, Secretário dos Direitos da Pessoa com Deficiência do Estado de São Paulo, Demi Getschko, Diretor Presidente do nic.br, Mario Esper, Presidente da ABNT, Graça Oliveira, da Fundação Dorina Norwill, Débora Kelly, Promotora do Estado de São Paulo, e outros convidados.

 

Sobre a camara-e.net – Fundada em 2001, a camara-e.net é a principal entidade brasileira multissetorial da América Latina e de maior representatividade da economia digital no País, de acordo com a OCDE, formando consenso no setor perante os principais agentes públicos e privados, nacionais e internacionais, e promovendo o desenvolvimento dos negócios online no Brasil. Em seu quadro de associados, a camara-e.net conta com os mais importantes players do comércio eletrônico, entre eles empresas de infraestrutura, mídias sociais, chaves públicas, meios de pagamento, seguros e e-banking. Mais informações: www.camara-e.net.

comments powered by Disqus
Nossos
Selos
Clique Valide
Nossos Associados
Associe-se

Conheça as vantagens de ser nosso associado.

Câmara Brasileira da Economia Digital (camara-e.net) | CNPJ: 04.481.317/0001-48
Edifício Paulista - Av. Paulista, 2202. 7º andar. Conjunto 73, CEP 01310-300 - Consolação – São Paulo/SP
Contato: (11) 3237-1102 | E-mail: info@camara-e.net
Camaranet todos os direitos reservados - 2024