publicado em 20/02/2024
Qual a sua melhor aposta?
Por Manuel Matos*
Sabemos que o setor de seguros está no limiar de uma transformação significativa, impulsionada por avanços tecnológicos e uma mudança nas expectativas dos consumidores.
Uma breve análise da 114ª edição da NRF 2024 (National Retail Federation), o maior evento de varejo do mundo, destaca tendências que moldam o varejo e, por extensão, o Embedded Insurance. Esse ano, o encontro reuniu aproximadamente 40 mil pessoas, 6 mil marcas, 450 palestrantes e quase mil stands na feira.
No entanto, ao explorar o conceito emergente do Open Insurance, podemos vislumbrar um futuro ainda mais dinâmico e personalizado para a indústria de seguros, oferecendo vantagens distintas sobre o modelo tradicionalmente integrado.
Open Insurance versus Embedded Insurance
O Embedded Insurance, ou seguros integrados, refere-se à prática de incorporar seguros diretamente em produtos ou serviços de outras empresas, como varejistas ou bancos, proporcionando conveniência, mas limitando a personalização e a escolha do consumidor. Em contraste, o Open Insurance promove um ecossistema aberto, onde dados e serviços são compartilhados entre entidades, permitindo ofertas de seguros mais personalizadas, inovadoras e competitivas.
Vantagens do Open Insurance
1. O Open Insurance, alavancado por análise de dados avançada e IA, como discutido na NRF 2024, permite uma personalização sem precedentes. Ao contrário do Embedded Insurance, que pode oferecer soluções mais genéricas, o Open Insurance usa dados compartilhados para criar ofertas ajustadas às necessidades específicas de cada consumidor, melhorando a satisfação e a lealdade do cliente.
2. O Open Insurance visa os consumidores, oferecendo-lhes uma gama mais ampla de produtos e fornecedores. Essa flexibilidade permite que os consumidores escolham o que melhor atende às suas necessidades e orçamentos, ao contrário do Embedded Insurance que visa o produto e pode limitar as escolhas a um ou poucos fornecedores.
3. Em um mundo cada vez mais preocupado com a segurança de dados, o Open Insurance pode oferecer estruturas mais robustas e transparentes para o compartilhamento de dados consentidos, alinhando-se às preocupações de segurança e privacidade dos consumidores, como destacado na NRF 2024. Isso pode proporcionar um ambiente mais seguro e confiável em comparação com abordagens mais fechadas.
Concluindo, o futuro do setor de seguros está sendo redefinido pela tecnologia, pelos impactos da transição geracional e pelas expectativas em evolução dos novos consumidores (Y e Z). O Open Insurance, com suas vantagens de personalização, inovação, flexibilidade, eficiência e segurança, está bem-posicionado para superar os limites do Embedded Insurance, oferecendo uma proposta de valor mais atraente para consumidores, corretores e seguradoras.
*Manuel Matos é coordenador do Comitê Open Insurance da Camara-e.net, entidade que presidiu durante cinco anos. Também é fundador da Via Internet Insurance Consulting, criada em 1995, e uma das empresas pioneiras da Internet no País.
Conheça as vantagens de ser nosso associado.