Artigos de Identidades Digitais Confiáveis

publicado em 05/11/2020

Serviços públicos eletrônicos podem impulsionar a transformação digital no setor privado

Outros Artigos

09

OUT

publicado 09/10/2020

Veja Também

02

DEZ

publicado 02/12/2020
Mais de 100 índices MCC-ENET do varejo online brasileiro mostrarão tendências de vendas em todo o país e por segmentos de mercado

01

DEZ

publicado 01/12/2020
Evento será online, na quinta-feira, 3, das 9h às 11h. A palestra será realizada por dois especialistas do Google Brasil: Felipe Tinoco e Rafael Azevedo

O número de acessos ao portal Gov.br aumentou em 55% no mês de outubro, em comparação com o mês anterior, segundo dados divulgados pela Secretaria Especial de Desburocratização, Gestão e Governo Digital. De acordo com o relatório, também houve crescimento de 35% no número total de cadastros na plataforma, ultrapassando 20 milhões de usuários.

O crescimento é alavancado, principalmente, pelos serviços digitais disponibilizados pela Receita Federal do Brasil, que representa cerca de 30% do total de acessos ao portal de serviços online do Governo. O portal Gov.br é a plataforma de governo digital do país, onde estão centralizados 3.940 serviços, dos quais 62,5% são totalmente digitais.

A digitalização dos serviços públicos é um catalisador para a transformação digital no setor privado, especialmente por capacitar o cidadão para o uso das plataformas online. Serviços essenciais para o cidadão já são realizados totalmente de forma online, como a solicitação da Carteira de Trabalho ou de seguro-desemprego.

Um ecossistema de serviços digitais também impulsiona a demanda por identidades digitais seguras e confiáveis, necessárias para garantir a privacidade dos dados e a segurança dos seus usuários.

No portal Gov.br, por exemplo, o acesso pode ser feito a partir de um cadastro de login e senha simples, porém alguns serviços exigem nível de segurança superior, devido à criticidade das informações transacionadas. As formas de autenticação aceitas são: número do CPF, validação facial através do aplicativo “Meu gov.br”, internet banking ou certificado digital ICP-Brasil.

Destaca-se que o acesso com certificado digital ICP-Brasil pode ser feito sem cadastro prévio na plataforma, e permite a utilização de todos os serviços, por ter o nível mais alto de segurança.

comments powered by Disqus
Nossos
Selos
Clique Valide
Internet Segura
Detonaweb
Nossos Associados
Associe-se

Conheça as vantagens de ser nosso associado.

Câmara Brasileira de Comércio Eletrônico (camara-e.net) | CNPJ: 04.481.317/0001-48
Edifício Paulista - Av. Paulista, 2202. 7º andar. Conjunto 73, CEP 01310-300 - Consolação – São Paulo/SP
Contato: (11) 3237-1102 | E-mail: info@camara-e.net
Camaranet todos os direitos reservados - 2013