Os juros altos provocados pelo aumento da taxa Selic no último ano estão mudando a forma do brasileiro pagar suas compras online. Cerca de 40% dos compradores optaram, no primeiro semestre deste ano, pelo pagamento à vista. Outros 14,6% preferiram o parcelamento em três vezes.
Essa mudança de comportamento do consumidor online está se deve, principalmente, à redução dos prazos elásticos para parcelamento sem juros oferecidos pelas lojas virtuais. Além disso, com o aumento do desemprego, os internautas estão evitando dívidas de longo prazo.
“A crise não conseguiu impedir a continuidade do crescimento do e-commerce no Brasil, porém já influencia na forma de pagamento online, pois 39,6% dos brasileiros optam pelo pagamento à vista a fim de fugir dos juros cada vez mais elevados das compras parceladas e evitar dívidas de longo prazo”, explica Gerson Rolim, diretor de Comunicação e Marketing da Câmara Brasileira de Comércio Eletrônico (camara-e.net) e consultor do Comitê de Meios de Pagamentos Online.
O e-commerce no Brasil deve crescer 15% em 2015 e atingir um faturamento de R$ 41,2 bilhões – taxa de crescimento duas vezes maior que o varejo tradicional. Os dados fazem parte da 32ª edição do Webshoppers, relatório realizado pela E-bit com o apoio da camara-e.net.
Sobre a camara-e.net – Fundada em 2001, a camara-e.net é a principal entidade brasileira multissetorial da América Latina e de maior representatividade da economia digital no País, formando consenso no setor perante os principais agentes públicos e privados, nacionais e internacionais e promovendo o desenvolvimento dos negócios online no Brasil. Em seu quadro de associados, a camara-e.net conta com os mais importantes players do comércio eletrônico, entre eles empresas de infraestrutura, mídias sociais, chaves públicas, meios de pagamento, seguros e e-banking. Mais informações: www.camara-e.net.
Informações à imprensa:
Insight Comunicação – (11) 3284-6147 / 3262-5567
Gisele Ribeiro – gisele.ribeiro@insightnet.com.br
Claudia Izumi – claudia.izumi@insightnet.com.br
Luana Magalhães – luana.magalhaes@insightnet.com.br