Com foco em jovens empresas inovadoras, a Amazon dedicou área em seu e-commerce voltada exclusivamente a comercialização de produtos de startups. Chamado de Launchpad, o marketplace possui aproximadamente 200 itens, com enfâse em gadgets. Há também startups vendendo produtos alimentícios e outros de saúde, incluindo vitaminas.
Cada startup terá uma página exclusiva para vender seus produtos e também receberá ajuda da Amazon para ações de marketing e distribuição. Segundo a varejista, o programa é gratuito. Startups devem ter seus produtos disponíveis para pronta entrega ou em um prazo máximo de 90 dias.
Por enquanto, a Amazon está focando em oferecer produtos de companhias que receberam apoio de empresas de capital de risco, startups que passaram por programas de aceleração ou ainda plataformas de financiamento colaborativo. Até então, são 25 empresas que estão no programa.
A companhia ainda não indicou com que meios trabalhará, mas presumivelmente, preferências serão dadas a startups fundadas por empresas parceiras da Amazon, que incluem a plataforma Indiegogo, e as companhias de venture capital Andreessen Horowitz e Highland Capital Partners. Até então, o popular Kickstarter não está no programa.
A Amazon não excluirá startups que não são apoiadas por seus parceiros, mas deve considerá-las caso a caso para o Launchpad.
Não é a primeira vez que a gigante do e-commerce se dedica a lançar marketplaces. Em março, deu início ao Amazon Exclusives, onde vende apostas de empresas, incluindo brinquedos e itens esportivos. Mercadorias vendidas no site podem ser compradas apenas na Amazon ou diretamente de seus fabricantes.
Fonte: IDG Now