A Comissão de Ciência e Tecnologia, Comunicação e Informática realiza hoje audiência pública para debater o papel dos Correios no atual cenário de mudanças tecnológicas.
A reunião foi solicitada pelos deputados Eduardo Azeredo (PSDB-MG) e Arolde de Oliveira (PSD-RJ). Segundo Azeredo, o objetivo da reunião é discutir a visão e o planejamento dos Correios perante os desafios tecnológicos, econômicos e mercadológicos trazidos pela introdução das novas tecnologias da informação e das comunicações.
“Apesar de nos dias atuais existir uma redução na postagem de cartas, a quantidade de serviços postais ofertados à população aumentou consideravelmente”, diz Azeredo. A concorrência com a internet, continua o parlamentar, não se resume a uma substituição de cartas e telegramas por e-mails. “Também há de se pensar que, no crescente comércio pela internet, diversas lojas virtuais se utilizam de outras empresas de logística para a entrega dos produtos.”
Debatedores
Foram convidadospara discutir o assunto:
– o presidente dos Correios, Wagner Pinheiro de Oliveira;
– o ministro aposentado do Superior Tribunal de Justiça, Edson Carvalho Vidigal;
– o secretário-geral da Federação Nacional dos Trabalhadores em Empresas de Correios e Telégrafos e Similares (Fentect), Edson Dorta Silva;
– o presidente da Associação Brasileira de Logística (Abralog), Pedro Francisco Moreira;
– o presidente da Associação Brasileira das Empresas de Transporte Internacional Expresso de Cargas (Abraec), Cássio Lopes;
– o presidente da Rio Linhas Aéreas S. A., William Starostik Filho; e
– o presidente da Câmara Brasileira de Comércio Eletrônico (Camara-e.net), Ludovino Lopes.
A reunião será realizada a partir das 14h30, no Plenário 13.