O segundo semestre do ano deve movimentar o e-commerce brasileiro, com importantes datas para o varejo: neste ano teremos a Copa do Mundo ocorrendo em paralelo com a Black Friday e o Natal. De acordo com a Câmara Brasileira da Economia Digital (camara-e.net), a tendência é que as vendas online retomem os índices de crescimento.
“Historicamente, o início da Copa do Mundo, um dos maiores eventos esportivos do planeta, impulsiona o mercado de consumo, uma vez que os consumidores costumam aproveitar essa oportunidade para atualizar suas TVs e demais aparelhos eletrônicos para assistir aos jogos. A proximidade de datas entre a Copa do Mundo e a Black Friday pode potencializar as vendas online”, afirma Gerson Rolim, representante do Comitê de Métricas da camara-e.net. O executivo ainda acrescenta “por outro lado, por ocorrerem com uma semana de distância, alguns varejistas apontam que a coincidência das datas pode minar o ‘efeito Copa do Mundo’ na venda de televisões, especialmente”.
O primeiro semestre de 2022 já foi muito bom para as vendas online, que tiveram crescimento de cerca de 7%, ao comparar com o mesmo período do ano anterior, de acordo com o índice MCC-ENET, realizado pela Neotrust, em parceria com a camara-e.net. “A tendência de crescimento se mantém, embora a um nível menor do que o que foi observado nos anos anteriores. A título de comparação, o crescimento das vendas online no primeiro semestre de 2021 somou 23% e, em 2020, alcançou o marco histórico de 76%”, revela Rolim.
Como os empreendedores digitais podem se preparar para a Black Friday?
Os profissionais do comércio eletrônico devem estar atentos às tendências da Economia Digital. “A chegada do 5G nas maiores cidades brasileiras é mais um fator de influência para o crescimento das compras mobile, ou seja, através do celular, comportamento que já estava em alta entre os consumidores. Por isso, é importante garantir que o seu cliente tenha uma boa experiência de compra, tanto pelo computador quanto pelo celular, conseguindo visualizar o produto e seus detalhes. A atualização dos celulares 3G e 4G para o 5G é outra grande tendência para esse final de ano.”, alerta Gerson Rolim.
Rolim também aponta que, no campo do marketing, o social commerce e o live commerce são tendências a serem observadas. “O social commerce envolve o uso de redes sociais e da interação entre o lojista e o seu cliente. A interação também é o principal foco do live commerce, que utiliza das transmissões ao vivo para divulgar os produtos à venda e auxiliar os consumidores tirando dúvidas e esclarecendo dicas sobre os produtos. Lembrando que a venda de produtos relacionados à Seleção Brasileira e ao futebol pode ser bastante impulsionada pelos influenciadores relacionados ao tema.”
Dicas para consumidores na Black Friday
Para os consumidores, é importante acompanhar a flutuação de preços dos produtos. “Para evitar golpes e garantir compras seguras, o consumidor deve optar por sites seguros, identificados através de um cadeado ao lado da URL do site na maioria dos navegadores, e em lojas eletrônicas já conhecidas pelo consumidor”, finaliza Gerson Rolim.