O Buscapé (www.buscape.com.br), maior grupo de Internet da América Latina, acaba de iniciar uma nova fase, marcada por um trabalho de branding, criado pela Ana Couto Branding & Design para reforçar a sua liderança no mercado de Internet. O desenvolvimento do projeto durou aproximadamente seis meses, incluindo a criação da plataforma da marca da empresa e o posicionamento do comparador de preços Buscapé. O Buscapé Company passa a ter um papel atuante frente a todos os clientes varejistas, um papel institucional perante a sociedade e um papel fundamental junto ao público interno para fazer a gestão das 7 marcas estratégicas.
O processo estratégico da criação da marca Buscapé Company deu o pontapé inicial para uma nova fase da empresa, que é um dos maiores grupos de Internet da América Latina. O desenvolvimento deste projeto de branding vem, inclusive, confirmar essa nova postura de negócios da empresa, que tem como principal premissa a integração de todas as marcas sob um único guarda-chuva para reforçar a atuação da companhia em toda cadeia de valor do comércio eletrônico. No mercado desde 1999, a empresa teve 91% das suas ações adquiridas pelo grupo sul-africano Naspers em 2009. Com a ampliação do seu portfólio de serviços e atuação em novas linhas de negócios, o trabalho de branding reflete esse novo momento do Buscapé Company para todos seus públicos. No mercado como a única plataforma completa de digital commerce que oferece uma experiência de consumo completa, o Buscapé Company é totalmente direcionado para indústrias de bens de consumo, varejistas, distribuidores, mercado financeiro e agências de publicidade que precisam conectar seus produtos e serviços aos consumidores.
A essência da marca Buscapé Company “Poder ao consumidor” permeou as ações, sempre agregando informação, conveniência e segurança. Foi criada a marca Buscapé Company e revitalizada a marca Buscapé Buscador. “Estamos nos organizando embaixo de uma marca bem definida e estruturada, o Buscapé Company. Ela traz reputação, credibilidade e cria sinergia para um conjunto de marcas que têm muito espaço para crescer. Esse é nosso principal objetivo: consolidar nossas marcas em todas as frentes, tendo maior presença na América Latina e aumentando nosso potencial de negócio”, afirma Romero Rodrigues, CEO do Buscapé Company.
O nome brasileiro, que em pesquisa mostrou reconhecimento e diferenciação, foi reforçado: Buscapé (buscar + pé) significa peça de fogo de artifício, que vira e serpenteia pelo chão. O conceito do pé (pegada) – que busca a nova oferta – substituiu a seta presente na marca anterior. As formas simples e curvas dão mais visibilidade e reforçam a cultura de uma empresa sólida, experiente e capaz de sempre inovar para oferecer o melhor serviço.
“Criar a marca Buscapé Company e revitalizar uma marca reconhecida e com uma trajetória importante como o Buscapé é sempre desafiador. Identificamos o que a marca Buscapé tinha de melhor e proprietário – neste caso as cores e originalidade do nome – e revitalizamos para ser simples, legível e amiga, sem perder o humor característico da personalidade dessa marca. A forma da nova marca Buscapé é um tag de preço, um carimbo e um pé. Para além do símbolo em si, temos um universo visual proprietário, em que os “pezinhos” ganham vida e correm rapidamente em busca da melhor oferta. Conceito e formas coerentes criam uma marca re-energizada para seu futuro”, explica Danilo Cid, Sócio-diretor de criação.
Fonte: Cidade do Marketing