A Câmara Brasileira da Economia Digital está presente na segunda edição do Encontro Latino-Americano de Economia Digital, entre os dias 19 e 21 de outubro, de forma híbrida: online e presencialmente, em Montevidéu (Uruguai).
Paralelamente ao evento, em 18 de outubro, as Câmaras da Economia Digital de países da América Latina, entre eles Uruguai, Argentina, Colômbia, Peru e Brasil, representado pela camara-e.net, se reuniram para discutir a formação de aliança regional e propor uma agenda pelo desenvolvimento da Economia Digital no bloco.
Neste encontro, foi apresentado pela Associação Latino-Americana de Internet (ALAI) o Manifesto da Economia Digital, documento co-assinado pela camara-e.net, entre outras entidades representativas do setor de países latino-americanos, na forma de uma declaração pública de princípios e intenções da indústria e do setor privado, em defesa da inovação e do desenvolvimento de novos serviços e tecnologias para estabelecer uma visão estratégica do futuro que sirva de motor para a América Latina.
A partir de uma posição de corresponsabilidade, comprometimento e colaboração, o documento contribui para a consolidação de uma agenda política que será fundamental para a integração desta região ao mundo, oferecendo mais oportunidades e inclusão para seus habitantes.
O manifesto na íntegra pode ser lido aqui (clique para visualizar).
O coordenador do Comitê Jurídico, Igor Luna, representou a camara-e.net no painel em que foi apresentados o Manifesto e a Agenda Internacional das Câmaras, no dia 19 de outubro. Também participaram do painel: Raúl Echeberría, diretor-executivo da ALAI; Maria Fernanda Quiñones, presidente-executiva da Câmara Colombiana de Comércio Eletrônico (CCCE); Jaime Dupuy (COMEX); e Guillermo Varela, presidente do CEDU.
Seguindo a programação do evento, em 20 de outubro, às 9h30, Luna participa do painel Comércio Eletrônico e Crescimento Econômico. Nos últimos anos, o número de transações eletrônicas se multiplicou. De acordo com a Americas Market Intelligence (AMI), as vendas no varejo pela internet na América Latina atingiram 15% de participação no mercado total de varejo, ante 6% antes da pandemia, e projeta-se um crescimento anual de 25% em volume entre os principais mercados na região entre 2021 e 2025.
Também participam do painel: Maria Fernanda Quiñones, presidente-executiva da Câmara Colombiana de Comércio Eletrônico (CCCE); Cindy Rayo, diretora-geral de Comércio Internacional em Serviços e Investimentos, secretária de Economia do México; Luisa Fernanda Rodríguez, gerente-jurídica Regional, Despegar; e Diego Gamba, country manager, Uruguai do Mercadolivre. A moderação será de Ana Inés Basco, diretora do INTAL, Banco Interamericano de Desenvolvimento.