Quem deixou as compras de Natal pela internet para a última hora, deve estar atento aos prazos de entrega e às áreas de restrição dos Correios. “O consumidor que tiver que buscar a compra nos Correios deve entrar em contato com a loja para ter o dinheiro do frete devolvido, já que a culpa é de todos os envolvidos na transação, menos do consumidor”, explica Leonardo Palhares, sócio da Almeida Advogados e presidente da Câmara Brasileira de Comércio Eletrônico (camara-e.net). Além das dicas para compra segura, a entidade traz outras orientações para o consumidor ter uma boa experiência de compra neste final de ano. Antes de efetuar a compra:
- Verifique se o site da loja exibe endereço, telefone fixo ou filial física. Observe informações como razão social e CNPJ e confirme esses dados no site da Receita Federal (www.receita.fazenda.gov.br). Se a situação estiver “baixada”, “cancelada” ou “inativa”, desista da compra. Alguns sites não possuem essas informações por conta das políticas da empresa ou formato de comercialização, como é o caso de marketplaces.
- Pesquise sobre a reputação da loja que você escolheu. O Procon traz uma lista atualizada mensalmente de sites não recomendados: http://sistemas.procon.sp.gov.br/evitesite/list/evitesites.php.
- Leia as condições de prazos de entrega e a política de trocas e devoluções antes de finalizar a compra. Se tiver dúvidas, ligue entre em contato com a loja para saná-las.
- Fique atento ao prazo de entrega. Dependendo da modalidade de frete escolhido, o produto pode não chegar a tempo das Festas de final de ano.
- Certifique-se de que o endereço de entrega não está em área com restrição dos Correios por motivo de segurança. Isso deve ser informado pela loja antes de finalizar a compra. Caso não tenha essa informação, consulte o site dos Correios (http://www2.correios.com.br/sistemas/precosPrazos/restricaoentrega/).
- Pese o custo-benefício de realizar a compra online. Tenha em mente que se o endereço estiver em área restrita, você terá que buscar a sua compra na agência indicada pelos Correios. Isso significa que você deverá dispor de tempo para deslocar-se até a agência indicada, ser atendido e transportar sua encomenda até sua casa.
- Procure a loja caso não tenha sido informado da restrição no momento da compra e tenha recebido aviso dos Correios para retirar o produto na agência. Você pagou pelo frete para receber o produto em casa e a loja, certamente, irá ressarci-lo, pois é mais vantajoso para ela ter o cliente satisfeito.
- Tenha antivírus, antispyware, firewall e tudo o que for possível para evitar que qualquer usuário mal-intencionado tenha acesso às suas informações.
- Evite utilizar computadores públicos para as compras, a fim de garantir maior segurança dos seus dados. Lembre-se de que é possível comprar pelo smartphone ou tablet, além do computador convencional.
- Use sites que tragam serviços de pagamento de renome. Nos que oferecem a opção de boleto, verifique há quanto o tempo a loja está em operação (isso é possível verificar no site da Receita).
- Verifique se a loja possui conexão de segurança nas páginas em que são informados os dados pessoais do cliente como nome, endereço, documentos e número do cartão de crédito. Geralmente essas páginas são iniciadas por https:// e o cadeado está ativado (ícone visualizado em uma das extremidades da página). Clique no cadeado e observe se a informação do certificado corresponde ao endereço na barra de navegação do computador.
- Guarde todas as informações e e-mails referentes à compra, como número do pedido, confirmação de pagamento e código de rastreio do envio.
Observados estes cuidados, o e-consumidor poderá realizar sua compra de forma segura e tranquila.
Sobre a camara-e.net – Fundada em 2001, a camara-e.net é a principal entidade brasileira multissetorial da América Latina e de maior representatividade da economia digital no País, formando consenso no setor perante os principais agentes públicos e privados, nacionais e internacionais e promovendo o desenvolvimento dos negócios online no Brasil. Em seu quadro de associados, a camara-e.net conta com os mais importantes players do comércio eletrônico, entre eles empresas de infraestrutura, mídias sociais, chaves públicas, meios de pagamento, seguros e e-banking. Mais informações: www.camara-e.net.
Informações à imprensa:
Insight Comunicação – (11) 3284-6147 / 3262-5567
Gisele Ribeiro – gisele.ribeiro@insightnet.com.br