Foi com grande pesar que a Câmara Brasileira de Comércio Eletrônico (camara-e.net) recebeu a notícia do falecimento de um dos seus fundadores, o economista, empreendedor e professor Jack London, ocorrido no domingo, dia 14 de agosto.
Em 2001, Jack London, ao lado de outros empresários, ajudou a fundar a camara-e.net, tendo sido o primeiro presidente da entidade. É dele também o título de criador da primeira loja virtual brasileira, a Booknet, em 1995. Um dos membros do Grupo de Trabalho que deu origem à Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) e toda a base operacional da Internet no País, London deu forma final ao texto de criação da Certificação Digital, entre outros feitos.
“É uma grande perda para o setor do e-commerce e para a sociedade brasileira como um todo. Pioneiro nato, Jack presidiu os primeiros anos da Câmara Brasileira de Comércio Eletrônico, segmento para o qual teve enorme contribuição”, disse Ludovino Lopes, atual presidente da camara-e.net.
Autor de “Adeus, Facebook”, “O mundo real vai acabar amanhã” e “Navegar é preciso”, London acompanhou os avanços tecnológicos do comércio eletrônico e nunca parou no tempo. Por isso, ele acreditava que a linguagem digital já tinha ficado velha. “Internet das Coisas não é nada, é apenas uma maneira de chamar a atenção e ampliar o uso de tecnologias que já bateram no teto. Este e-commerce que nós conhecemos hoje nada tem a ver com o e-commerce de 20 anos atrás. E não terá mais nada a ver com o e-commerce do futuro”, disse.
Em novembro de 2014, London participou do painel de lançamento do programa Black Friday Legal (foto acima), promovido pela camara-e.net, ao lado do presidente da entidade, Ludovino Lopes e de outros executivos do e-commerce.
Fica para nós a certeza de que a memória de Jack London e os ideais pelos quais trabalhou em tantas frentes e oportunidades em conjunto com a camara-e.net ficarão para sempre registrados como parte do seu legado único na construção dos pilares de um dos setores da economia brasileira que representa hoje a inovação e o empreendedorismo no Brasil.
Obrigado, Jack.