(Fotos: SEDPcD-SP)
Nos dias 14 e 15 de abril, a Câmara Brasileira de Comércio Eletrônico (camara-e.net), representada pelo seu conselheiro e gerente de produtos de tecnologia da Imprensa Oficial do Estado de São Paulo, João Paulo Foini, participou do TechCamp São Paulo, organizado pelo Consulado Geral dos EUA no Brasil em parceria com a Secretaria dos Direitos da Pessoa com Deficiência de São Paulo (SEDPcD-SP). Promovido em diferentes cidades do mundo, o TechCamp reúne dirigentes de organizações não governamentais (ONGs) e especialistas em tecnologias emergentes, com o objetivo de demonstrar os benefícios tecnológicos para a gestão dessas entidades.
Inédito no Brasil, o evento contou com a presença de 60 participantes, entre eles representantes de empresas e instituições convidadas como Microsoft, Google, Facebook, Twitter, Gaia Creative, Soyuz, ATN, Faculdade de Informática e Administração Paulista (FIAP) e Sebrae, que abordaram questões como o acessibilidade digital, segurança digital, gerenciamento de redes sociais na interação entre colaboradores e beneficiários, além das potencialidades da Internet como ferramenta para divulgação de ações e captação de recursos.
Participantes do TechCamp São Paulo
O cônsul geral dos EUA no Brasil, Dennis Hankins, salientou que pela primeira vez em 30 edições o tema central do evento foi voltado a pessoas com deficiência. A secretária de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência de São Paulo, Linamara Rizzo Battistella, enfatizou a relevância da interação entre desenvolvedores de soluções tecnológicas e organizações da sociedade civil que atuam nas mais diferentes áreas, no intuito de aperfeiçoem seus processos internos, visando a melhoria contínua de seus resultados.
“Há um espaço enorme para crescermos dentro do panorama das tecnologias. Uma das barreiras a serem vencidas é a do preconceito, muitas vezes gerada pela falta de informação”, disse Linamara. “Devemos garantir que o conhecimento permeie as mudanças de paradigma e coloque o ser humano no centro das soluções tecnológicas.”
Linamara R. Battistella e Cid Torquato, da Secretária de Estado dos Direitos da Pessoa com
Deficiência de SP, durante abertura do evento
A atuação das entidades do terceiro setor foi um dos pontos destacados pelo coordenador de Relações Institucionais do SEDPcD-SP, Cid Torquato, na abertura do evento. Ele afirmou que as ONGs “são o início e o fim da sociedade e é preciso apoiá-las para que possam mudar o Brasil”.
De acordo com o conselheiro da camara-e.net, no Brasil, muitas vezes, privilegia-se o conceito assistencialista às pessoas com deficiência, enquanto nos EUA muitos desses indivíduos são considerados heróis de guerra, “o que fortalece ainda mais o sentimento de patriotismo e respeito da população”, explica João Paulo Foini. “Por sua vez, as ONGs realizam trabalhos de altíssima profissionalização e se esforçam em zelar pela segurança e bem-estar dessas pessoas, buscando formas de viabilizar as mudanças necessárias para que possam levar uma vida como a de todo cidadão.”
Foini aprofunda o tema no artigo “Como posso colaborar com você”, disponível no site da camara-e.net. Clique aqui para ler o conteúdo.
Para saber mais sobre o TechCamp, acesse www.techcampglobal.org.
Fonte: Assessoria de comunicação da camara-e.net com informações da SEDPcD-SP