Em reunião mensal realizada no dia 10/03 no auditório do Colégio Notarial do Brasil, na capital paulista, o Comitê de Meios de Pagamento na Internet da Câmara Brasileira de Comércio Eletrônico (camara-e.net) recebeu o diretor adjunto de operações da Federação Brasileira dos Bancos (Febraban), Walter Tadeu Pinto de Faria, que fez uma apresentação sobre a nova plataforma de cobrança de boleto a ser utilizada por todos os setores do comércio até o final de 2016.
Segundo Faria (foto abaixo), o novo boleto bancário funcionará de forma mais segura e eficaz tanto para o comprador quanto para o vendedor. “Esse é o momento de resgatar o produto cobrança atribuindo mais segurança, agilidade e conveniência no processo de compra para a sociedade e para o mercado financeiro”, disse.
Com esta tecnologia, o Banco Central vai conseguir rastrear o boleto bancário pelo número do CPF do comprador, podendo reconhecer possíveis situações que configurem lavagem de dinheiro, por exemplo. Outra vantagem da nova plataforma é a possibilidade do pagamento de título vencido em qualquer banco, diferentemente do que é permitido atualmente. Responsável por centralizar todo o processo, a Câmara Interbancária de Pagamentos (CIP) está a frente do projeto juntamente com a Febraban.
“A apresentação da Febraban na reunião do Comitê de Meios de Pagamento da camara-e.net certamente colaborou para um maior entendimento sobre a nova plataforma de cobrança do boleto registrado”, afirmou Gerson Rolim, consultor do Comitê de Meios de Pagamento na Internet.
Nova iniciativa
A reunião também contou com uma apresentação de Carla Gaspar (foto acima), da Mastercard, sobre o Bin 2, novo número de identificação bancária do emissor do cartão. O novo modelo, que deverá entrar em funcionamento a partir de 2017, servirá para qualquer tipo de cartão de crédito e token. O que muda agora é que os cartões de crédito que forem da bandeira Mastercard começarão também com o número 2 (até então começavam com o número 5).
Sobre o Comitê
Fundado em setembro de 2010, o Comitê de Meios de Pagamento na Internet tem como missão informar, representar, promover a integração das empresas, além de estimular, articular e promover ações que tornem o ecossistema de pagamento eletrônico mais seguro, competitivo e relevante.
É formado pelas empresas Adyen, BCash!, Braspag, Cielo, GlobalCollect, Mastercard, MercadoPago, MOIP, UOL Pagseguro, PayPal, Stelo, Visa e WorldPay.
Para conhecer mais as ações do Comitê, entre em contato como consultor Gerson Rolim pelo e-mail gerson.rolim@camara-e.net.
Fonte: Paloma Santos (texto) e Letícia Martins (edição), assessoria de comunicação da camara-e.net (comunicacao@camara-e.net)