Em reunião realizada no dia 10/12, o Comitê de Varejo Online da Câmara Brasileira de Comércio Eletrônico (camara-e.net) avaliou as atividades desenvolvidas ao longo do ano e comemorou o sucesso de duas campanhas promocionais: a Detonaweb, realizada entre os dias 14 e 16 de abril, e a Black Friday Legal MasterCard 2015, que foi ao ar no período de 26 a 30 de novembro.
De acordo com o coordenador do Comitê de Varejo Online, Leandro Soares, as campanhas têm como característica principal o fato de serem 100% online e administradas pelo próprio Comitê. Ele não tem dúvidas de que ambas já entraram para o calendário do comércio eletrônico nacional e se tornaram marcas registradas da camara-e.net.
“Até o lançamento da Detonaweb 2015, o comércio eletrônico não contava com uma data comemorativa forte e exclusiva no primeiro semestre. Todavia, devido ao enorme sucesso da experiência deste ano nos motivou a perenizarmos a ação e iniciar o planejamento da Detonaweb 2016”, declarou Soares, que também é diretor de Marketplace do MercadoLivre.
A Detonaweb contou com o patrocínio da Braspag e a participação de 11 marcas – Americanas, Dafiti, Dafiti Sports, eFácil, Magazine Luiza, Marisa, MercadoLivre, Saraiva, Shoptime, SouBarato e Submarino, que ofereceram descontos de até 70%. Os logos das lojas ficaram disponíveis no hotsite www.detonaweb.com.br.
“Por sua vez, a campanha Black Friday Legal MasterCard 2015 contribuiu para ampliar ainda mais a maturidade da Black Friday, período de 24 horas de promoções que acontece na última sexta-feira de novembro e já se tornou a principal data de vendas do comércio virtual”, explica Gerson Rolim, consultor do Comitê e diretor de comunicação e marketing da camara-e.net.
Patrocinada pela MasterCard, a iniciativa teve a participação das lojas Amazon.com.br, Americanas, eFácil, Insinuante, Magazine Luiza, Marisa, Mercado Livre, RicardoEletro e Submarino. Hotsite: www.bflegal.com.br
Temas em pauta
Além das campanhas Detonaweb e Black Friday Legal, o Comitê de Varejo Online também abordou diversos temas pertinentes ao setor, entre eles: Lei da Entrega Agendada, participação da camara-e.net nas reuniões do Fórum de Competitividade do Varejo, no Ministério Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (MDIC); bem como representação nas reuniões da ENAJUD (Estratégia Nacional de Não Judicialização), projeto do Ministério da Justiça para reduzir as ações no judiciário envolvendo empresas de comércio.
O grupo discutiu, ainda, ações que possam incluir e facilitar o acesso de consumidores com algum tipo de deficiência nas compras online. A ideia é trabalhar pautas conjuntas com o MAIS – Movimento de Acessibilidade e Internet Segura, comitê da camara-e.net coordenado por Cid Torquato.
Na reunião do dia 10/12, última do ano, os membros do Comitê assistiram a duas palestras sobre riscos jurídicos e riscos corporativos ligados à segurança cibernética de última geração, ministradas, respectivamente, pelo advogado Gilberto Martins de Almeida e pelo especialista da FireEye, Nycholas Szucko. Clique aqui e saiba mais.
Associados e reuniões
O Comitê de Varejo Online se reúne mensalmente na sede da camara-e.net e conta com as seguintes empresas associadas: Americanas.com, Carrefour, Casas Bahia, eFácil, Extra, Livraria Cultura, Livraria Saraiva, Magazine Luiza, Marisa, MercadoLivre, Netshoes, Ponto Frio, Shoptime, Submarino.com, Tok&Stok e Walmart. Para participar ou conhecer mais as ações do Comitê, entre em contato pelo e-mail leandro.soares@camara-e.net ou gerson.rolim@camara-e.net.
Fonte: assessoria de comunicação da camara-e.net (comunicacao@camara-e.net)