Na Black Friday Brasil, que acontece no próximo dia 28 de novembro, o número de acessos aos sites para compra é muito superior ao de um dia normal. Assim como acontece nas lojas físicas, em que as pessoas correm para pegar os produtos que têm os melhores preços, no comércio eletrônico, vários usuários podem acessar a loja virtual ao mesmo tempo para comprar um mesmo produto.
“Por isso, o consumidor precisa ser rápido na compra do produto em que estiver interessado”, orienta Elizabeth Andreolli, coordenadora do Comitê de Varejo da Câmara Brasileira de Comércio Eletrônico (camara-e.net). Para garantir essa agilidade, valem as seguintes dicas:
• Fazer uma lista de sites e produtos de interesse antes do dia da promoção para que a busca seja mais eficiente na Black Friday.
• Acessar o site para efetuar a compra o quanto antes. Pela experiência de 2013, o maior número de acessos ocorreu por volta das 16 horas. Quem fizer sua compra antes disso, terá mais chances de encontrar o produto que deseja.
• É importante saber que nem todos os produtos dos sites que realizam a Black Friday estão em promoção. O ideal é que as lojas identifiquem quais produtos fazem parte do Black Friday.
• Para garantir a compra, é necessário finalizar o pedido. Não adianta apenas colocar o produto no carrinho. Enquanto o pedido não estiver finalizado, o consumidor não terá o produto garantido. Se o estoque terminar antes da finalização da compra, não será possível fechar o pedido.
• Algumas lojas estendem a promoção até domingo, portanto, quem não conseguir aproveitar na sexta-feira pode tentar no final de semana.