Durante o evento Web 2.0 Expo, realizado em São Francisco, nos Estados Unidos, o vice-presidente de sistemas para pagamento online da Google, Osama Bieder, anunciou mudanças radicais no futuro do comércio eletrônico.
Segundo Osama, fazer compras em sites deverá se parecer muito com a experiência de entrar em uma loja física e ser atendido à moda “antiga”.
“Estamos frente a uma nova era”, comemorou o executivo da Google com origens no PayPal, a maior plataforma de pagamento online da atualidade. “Não se trata de algum aplicativo, nem de nenhum site novo. Também não se trata de uma companhia em especial. Refiro-me a um esforço conjunto para vencer desafios”, completa.
O discurso do executivo deixou claro que o e-commerce deverá se pautar em três pilares digitais: mobilidade, geolocalização e personalização.
Atualmente, a mobilidade é o segmento de maior expressão dentro da indústria tecnológica. Ela está no centro das atenções de mídias de massa e, em 2010, foram vendidos mais dispositivos móveis que PCs.
As empresas também se empenham em descobrir os hábitos de consumo locais dos clientes. Exemplo disso é o Groupon, que desenvolve campanhas de ofertas direcionadas à localização do consumidor.
O terceiro elemento da lista consiste em personalizar a experiência de consumo.
“Entrei em uma loja, e o vendedor me atendeu pelo nome”, conta o executivo. “Isso me deu uma sensação muito boa. Em seguida, me disse que o pão predileto de meu pai estava em promoção. Perguntei por azeitonas espanholas, e ouvi que, infelizmente, estariam em falta, mas que, a duas quadras de distância, encontraria o que procuro”, relatou Osama.
O executivo diz que esse é o tipo de experiência que se deve oferecer ao consumidor.
“Uma vez que decidi partilhar informações sobre minha localização, espero que as lojas online saibam com quem estão falando e que me atendam de modo personalizado. Se tiverem o que procuro, ótimo. Caso contrário, que me digam onde encontro o produto ou quando poderão me atender”, finaliza.
Por: Computerworld/EUA
Fonte: IDG Now!