Segundo dados da pesquisa Global Consumer Survey, realizada pelo Mobile Entertainment Forum, 79% dos brasileiros que compram no e-commerce já utilizaram algum dispositivo móvel para fins comerciais, percentual que credencia o país às principais colocações no ranking de mobile commerce. O estudo mede o uso do celular em algum momento do processo de compra, desde a busca por informação, até a efetuação da compra.
No entanto, apesar desses números, o mobile commerce vem crescendo agora e a tendência é que ele comece a deslanchar no Brasil apenas no ano que vem, já que o sistema de conexão de dados no país ainda é deficiente, e o os serviços financeiros pelo celular, como mobile banking e mobile payments, ainda são desconhecidos por mais da metade da população da América Latina.
Dessa forma, para desmistificar esse tema, as tecnologias de mobile commerce serão debatidas durante o E-merging Markets, evento que tem a missão de discutir a cadeia do comércio eletrônico dos países do BRICS e da América Latina. O encontro acontece entre os dias 29 e 30 de novembro, no WTC, em São Paulo.
Para isso, o encontro irá contar com a presença de Dmitry Stavisky, vice-presidente de Operações Internacionais da Evernote; além de executivos representantes da Vivo e da Movile.
Outro tema que ainda apresenta certa dúvida em grande parte dos varejistas online é a utilização do social commerce. A tendência, em ascensão no marketing digital, de ganhar dinheiro com vendas promovidas por meio de redes sociais, como Facebook, Twitter, YouTube e blogs, traz uma série de dúvidas na cabeça dos varejistas virtuais.
E, para debater a importância das redes sociais e dessas novas ferramentas na adição de vendas, e como elas mudam o relacionamento entre a loja virtual e o consumidor, o E-merging Markets contará com a participação de Emerson Andrade, sócio do Peixe Urbano, Florian Otto, CEO do Groupon Brasil, Roberto Wajnsztok, diretor de Marketing do Walmart, além de Andre Fatala gerente de inovação do Magazine Luiza e de Ricardo Sangion do Facebook.
Ambas as palestras acontecem durante o E-merging Markets Conference, espaço do E-merging Markets que contará com palestras de grandes executivos de empresas emergentes e multinacionais do setor abordando os mais diversos setores do comércio eletrônico, como: interface, conversão, social commerce, mobile commerce, teste A/B, logística jogos e entretenimento online etc.
O E-merging Markets nasce com o apoio oficial do ILCE (Instituto Latino-Americano de Comércio Eletrônico), que congrega as câmaras de comércio eletrônico dos países da região. Durante o encontro também será comemorado o aniversário de 10 anos da Câmara-e.net.
O evento é realizado pela Latin Pacific, tendo co-organização da Câmara-e.net e parceria com a Rede Innova. Além disso, o encontro conta com o patrocínio Platinum da Visa, Gold América Latina do Mercado Livre; patrocínio Gold Brasil do Buscapé, Site Blindado, VTEX e OCA; patrocínio Silver da Cielo, Certisign, Cobre Bem, Cyber Source, Ibope, KPL, PayPal, Moip, Profit e Pukis; e as empresas E-commsultoria, Globall Colect, Locaweb, Skybox, Effiliation, Sieve e Lyris como expositoras.
Agenda E-merging
Data: 29 e 30 de novembro (terça e quarta-feira)
Horário: das 9:30 às 18:00
Local: World Trade Center – Av. das Nações Unidas, 12.551 – Brooklin Novo – São Paulo/SP.
Inscrições: www.e-mergingmarkets.org/inscricoes/
Fonte: Inteligemcia