O Comitê Gestor da Internet no Brasil (CGI.br) está preocupado com a lenta adoção do IPv6 no Brasil. O órgão prevê que os endereços no padrão IPv4 irão se esgotar no primeiro semestre de 2014.
Para acelerar a adoção do novo protocolo, o órgão aprovou uma série de medidas, como a exigência de que o IPv6 seja incluído como requisito na compra de equipamentos.
O CGI.br que, entre outras atribuições, é responsável pela distribuição de endereços IP, ainda quer que os governos federal, estaduais e municipais estabeleçam normas internas com cronogramas e metas claras para a implantação do IPv6, especialmente nos serviços oferecidos aos cidadãos através da Internet.
O órgão irá enviar um ofício para as principais operadoras de telecomunicações, além de associações como a Febraban e a Camara-e.net, reforçando a urgência da implantação do novo protocolo. O documento também irá questionar quais medidas vêm sendo adotadas para a sua implantação.
De acordo com o Teletime, o atraso na adoção do IPv6 implica em entraves na expansão da Internet e pode, inclusive, causar problemas de navegação para os usuários, com falhas em serviços como VoIP, jogos online, streaming de vídeos e compartilhamento P2P.
Fonte: Adrenaline