Durante reunião mensal do dia 10/12, o Comitê de Varejo Online da Câmara Brasileira de Comércio Eletrônico (camara-e.net) contou com a presença dos especialistas Gilberto Almeida, do escritório Martins de Almeida Advogados, e Nycholas Szucko, da FireEye.com, que falaram aos associados sobre os riscos jurídicos e os riscos corporativos ligados aos ataques cibernéticos de última geração.
Em sua apresentação, Gilberto Martins Almeida, advogado especializado em TI, com larga experiência em Direito da Informática e da Internet, apresentou casos de ataques do tipo APT (Advanced Persistent Attacks) ou ameaças avançadas persistentes, e o potencial de dano que imputam às organizações, envolvendo segurança de dados pessoais e financeiros, processos judiciais e indenizações, além da exposição negativa da marca.
De acordo com o advogado, a jurisprudência brasileira tem levado em consideração estratégias de segurança dos dados adotadas pelas empresas. O Marco Civil da Internet, por exemplo, dispõe sobre a necessidade de preservação da segurança, de fornecer informação aos usuários de forma clara e transparente a respeito das práticas de gerenciamento e procedimentos de segurança dos dados, por exemplo, com políticas de seguranças bem definidas em seus sites, entre outros aspectos.
Nycholas Szucko, da FireEye.com, explicou que, atualmente, os ataques cibernéticos são cometidos pelo crime organizado e que, para combatê-los, não basta apenas remover a ameaça, é preciso identificar e remover o atacante. “Esses ataques não são feitos por máquinas ou pessoas isoladas, que atuam no porão de suas casas, mas por grupos bem treinados”. Ele destacou a importância de empresas do comércio eletrônico dispensarem atenção adequada à segurança cibernética, o que envolve implementação de processos, tecnologias eficientes, conhecimento especializado, bem como a conscientização dos colaboradores.
Outros assuntos
Os membros do Comitê de Varejo Online também discutiram os resultados da campanha promocional Black Friday Legal MasterCard 2015, Lei da Entrega Agendada e as possíveis alterações na logística da cidade do Rio de Janeiro durante o período dos Jogos Olímpicos e Paraolímpicos, que acontecem entre os dias 05 e 21 de agosto e 07 e 18 de setembro, respectivamente. Para tratar deste assunto em específico, o Comitê recebeu Marcelo Matos e Thiago Estevão Lopes, representantes dos Correios, empresa associada à camara-e.net.
O Comitê de Varejo Online se reúne mensalmente na sede da camara-e.net e conta com as seguintes empresas associadas: Americanas.com, Carrefour, Casas Bahia, eFácil, Extra, Livraria Cultura, Livraria Saraiva, Magazine Luiza, Marisa, MercadoLivre, Netshoes, Ponto Frio, Shoptime, Submarino.com, Tok&Stok e Walmart. Para participar ou conhecer mais as ações do Comitê, entre em contato pelo e-mail leandro.soares@camara-e.net ou gerson.rolim@camara-e.net.
Fonte: assessoria de comunicação da camara-e.net (comunicacao@camara-e.net)