Camara-e.net participou de painel sobre o uso das Redes Sociais no comércio eletrônico. Segurança na utilização das mídias eletrônicas e inovações do segmento também foram debatidas. Com a expertise de especialistas nacionais e internacionais e a presença de mais de 1.500 pessoas, o 4º Fórum de TI do Banrisul, realizado entre os dias 31 de maio e 1º de junho em Porto Alegre (RS), fomentou a discussão em torno do tema “Redes Sociais e Mobilidade, Negócios com Segurança”. Na abertura do evento, o presidente do Banrisul, Túlio Zamin, lançou o perfil oficial da instituição no twitter, o @Banrisul, que teve grande repercussão, alcançando, no último dia de evento, a marca dos 400 seguidores. “Esta ferramenta é uma forma de oxigenar a organização e de estabelecer conectividade com as pessoas, o que aumenta o nível de relacionamento da instituição”, frisou Zamin. Durante o evento, funcionários do banco fizeram atendimento no local orientando os participantes sobre o uso e as facilidades do Mobile Banking, onde o cliente pode realizar operações financeiras pelo celular, como empréstimos, pagamento de contas, transferência de valores, entre outros serviços. O primeiro painel do encontro, “Redes Sociais: é o futuro que já está presente?”, foi debatido com propriedade pelos especialistas Manuel Matos, presidente da Câmara Brasileira do Comércio Eletrônico (camara-e.net); Alexandre Ferraz Tabor, sócio-fundador do Peixe Urbano, e Silvia Bassi, da IDG Brasil, com a moderação de Carlson Aquistapasse, da Prosergs. O presidente da camara-e.net iniciou sua fala afirmando que as mídias e redes sociais já são uma realidade web. Segundo ele, as empresas presentes nestes meios possuem cerca de 80% de aprovação de seus clientes. “As mídias sociais não são mais o futuro, e sim o presente, influenciando relacionamento, comércio, política e cultura”, salientou Matos.
Comércio eletrônico nas redes sociais A importância do uso das redes sociais, não só em âmbito pessoal, mas também para os negócios, é fundamental. Pesquisa do Ibope Mídia realizada em setembro de 2010, que ouviu 8.561 entrevistados, apontou que um terço deles fica conectado às redes sociais no mínimo 1 hora por dia. Ainda segundo a pesquisa, a aceitação de uso das redes sociais por empresas tem entre 70% e 80% da aprovação dos consumidores, tornando-se, assim, importante canal de comunicação entre instituição e cliente. “O mundo virtual entrou definitivamente no mundo real, oferecendo às empresas uma série de oportunidades para se relacionarem com seus públicos”, completou Matos. Exemplos recentes podem ser comprovados na internet. Lojas virtuais se aproveitam da facilidade que o Facebook traz com os aplicativos customizáveis para tirar dúvidas pelo bate-papo online (um dos recursos do Facebook) e pedir por opinião de outros compradores sobre o produto. Muitas utilizam o twitter para divulgar as promoções e campanhas, realizando sorteios durante todo o dia. Além da Câmara Brasileira de Comércio Eletrônico, participaram do evento representantes de grandes empresas, como Peixe Urbano, Gemalto, Federação Brasileira de Bancos, Exército Brasileiro, Polícia Federal, e instituições internacionais, como a Lufthansa Systems (Alemanha), MasterCard Worldwide, Smart Card Alliance Latin America, SafetyPay (EUA), Banco Intesa (Sérvia), Fedict (Bélgica), entre outros. Segurança no uso das redes sociais No segundo dia do fórum, foram debatidos os temas tendências da indústria no uso de redes sociais e mobilidade, as ações do Brasil frente às ameaças cibernéticas, a inovação do microblog e como falar e tratar o cliente nas redes sociais. O presidente do Instituto Nacional de Tecnologia da Informação (ITI), Renato Martini, destacou a atuação das 44 Autoridades Certificadoras credenciadas, entidades que têm o poder de validar juridicamente um documento digital. Segundo ele, 150 mil certificados são emitidos por mês, em média, por empresas brasileiras. Martini ressaltou a importância da transição de um documento em papel pelo digital. “O benefício para a sociedade é gigantesco. É um processo mais barato, ágil e transparente”, enfatizou. Outro assunto abordado por Martini foi o novo Registro de Identidade Civil (RIC). “A nova identidade civil vai substituir o antigo modelo brasileiro de identificação”, frisou. O documento trará um conjunto de componentes de segurança com chip, minúcias biométricas da pessoa e memória protegida. “É chegada a hora de entregar ao cidadão brasileiro um equipamento que o prepare para o século 21”, concluiu o presidente do ITI. Fonte: Assessoria de Comunicação da camara-e.net (com informações da Assessoria de Imprensa Banrisul)