Em 2016, a quarta edição do Prêmio de Acessibilidade na Web – o Todos@Web – reconhecerá, no palco dos Jogos Paralímpicos Rio 2016, iniciativas que tornam a Web mais acessível. Promovido pelo Centro de Estudos sobre Tecnologias Web (Ceweb.br) do Núcleo de Informação e Coordenação do Ponto BR (NIC.br) e pelo Comitê Gestor da Internet no Brasil (CGI.br), a ação conta este ano com a parceria da Prefeitura do Rio de Janeiro, por meio da Empresa Olímpica Municipal (EOM), e apoio do escritório brasileiro do World Wide Web Consortium (W3C Brasil).
A cerimônia de premiação acontecerá no Rio de Janeiro, no dia 15 de setembro de 2016, no Rio Media Center, o centro de mídia da Prefeitura do Rio, que receberá a imprensa durante os Jogos Olímpicos e Paralímpicos Rio 2016. Além da entrega dos prêmios e da apresentação dos melhores projetos, serão promovidos workshops com especialistas e haverá a participação de atletas paralímpicos.
“Uma Web para todos é possível. Ao homenagear ações que eliminam as barreiras de acesso para pessoas com deficiência, enquanto ocorre no Rio um evento do porte das Paralimpíadas, estamos chamando a atenção de toda a comunidade internacional para a importância da acessibilidade, que deve ser considerada desde o projeto de um website. Mais do que uma vocação para comunicação, a Web é uma ferramenta de participação e inclusão na sociedade, à qual todos têm direito. Estamos em harmonia com o espírito dos Jogos, e essa é uma parceria muito feliz, que fortalece e valoriza o prêmio Todos@Web”, ressalta Vagner Diniz, gerente do Ceweb.br.
Em sua 4ª edição, o Todos@Web recebe inscrições até 9 de junho e é dividido por categorias que contemplam “Projetos Web” (sistemas que não criam barreiras de acesso para pessoas com deficiência), “Aplicativos” e “Tecnologia Assistiva” (aquelas que viabilizam acesso à Web a pessoas com deficiência). Os detalhes sobre a premiação e os critérios de seleção estão disponíveis no sítio: http://premio.ceweb.br/.
Palestras e cerimônia
Antes da cerimônia de entrega do Prêmio Todos@Web, haverá extensa programação, que inclui a participação de atletas e palestras de especialistas, entre elas a do professor José Antonio dos Santos Borges, um dos pioneiros no desenvolvimento de tecnologias assistivas da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). O evento acontecerá no centro de mídia da Prefeitura do Rio de Janeiro, o Rio Media Center. Os interessados deverão verificar os critérios de participação e se submeter previamente às inscrições no sítio do prêmio, onde todos os detalhes estarão disponíveis em breve.
Participe do Todos@Web!
Se você promove um trabalho de fomento e incentivo à acessibilidade na Web no Brasil, fez um website que não cria barreiras de acesso para pessoas com deficiência, desenvolveu uma aplicação que torna possível que pessoas com deficiência naveguem na Web, já pode se candidatar ao Todos@Web. Todos os projetos inscritos serão analisados por especialistas, que vão gerar um relatório completo com indicação de melhorias para tornar seu sítio ou aplicação mais acessível. Os vencedores de cada uma das categorias ganham prêmios em dinheiro, além de um troféu, participação na cerimônia e a oportunidade de conhecer atletas paralímpicos. Mais informações sobre o prêmio estão disponíveis no sítio: http://premio.ceweb.br/
Fonte: assessoria de imprensa do CGI/NIC.br