Quem aproveitou as promoções online durante a Black Friday deve ter visto que muitas empresas exibiram em seus sites o Selo Black Friday Legal 2015, criado pela Câmara Brasileira de Comércio Eletrônico (camara-e.net). A imagem identificou as lojas que assinaram o Código de Ética do programa, se comprometendo a seguir as boas práticas do e-commerce, entre elas não maquiar o preço dos produtos, não acrescer o valor do desconto ao preço do frete ou utilizar qualquer mecanismo para provocar engano no preço.
Para conquistar o Selo, as empresas passaram por um processo de análise da entidade e a lista das 901 lojas aprovadas foi disponibilizada no link http://blackfriday.camara-e.net/lojas para que os consumidores pudessem conferir. Paulo Henrique da Conceição Santos, proprietário das lojas virtuais Arte Brinca e Arte Brinca Brinquedos, cumpriu todos os requisitos para obter o selo e viu o acesso e as vendas do site aumentar no período da campanha.
“Pelo mecanismo de chat online, observamos que alguns clientes que visitaram o site vinham da lista de empresas participantes do Black Friday Legal, indicando que houve uma interação com o selo e as empresas participantes”, conta o proprietário, que ainda comemora os bons resultados. “Este ano foi o melhor de todos os tempos. Superou as expectativas. Tivemos um aumento no número tanto de visitações quanto de compras concretizadas em torno de 400%”, diz.
Já a proprietária da recém-lançada loja virtual Rabo de Gato Joalheria e Acessórios, Mara Julia Sambugaro, destacou que o Selo ajudou a aumentar a credibilidade da empresa junto ao consumidor durante a Black Friday. “Acho que o brasileiro já é desconfiado por natureza. Se ele teve alguma experiência anterior ruim fica mais difícil convencê-lo a comprar novamente. Por isso, acredito que o selo é importante porque traz credibilidade e mostra que tem gente que trabalha sério”, argumenta.
A empreendedora, que participou da Black Friday com o objetivo principal de divulgar a marca e os produtos artesanais, ofereceu entre 10% e 40% de desconto nas peças e está estendendo as promoções até o Natal.
Black Friday Legal para todos
Além das micros, pequenas e médias empresas, grandes varejistas do e-commerce também se cadastraram para receber o Selo Black Friday Legal da camara-e.net. O Comitê de Varejo Online da entidade, por exemplo, em uma iniciativa inédita, lançou a campanha promocional Black Friday Legal MasterCard, com as seguintes empresas aderindo ao programa e oferecendo descontos de até 70% no período: MercadoLivre, Amazon.com.br, Americanas.com, eFácil, Insinuante, Magazine Luiza, Marisa, Ricardo Eletro.com, Shoptime e Submarino.com.
Fonte: assessoria de comunicação da camara-e.net (comunicacao@camara-e.net)