Veronesi aponta como a principal causa a aceleração do processo de pagamento pelos meios móveis, muito mais veloz que os convencionais. Veronezi afirma que o dinheiro passará de mão em mão com a velocidade de um click, em qualquer lugar, a qualquer hora e que esta nova modalidade de pagamento resultará na extinção dos cartões de plástico.
Outra forte tendência apontada por Veronesi e também por X Massaiuki Fujimoto, CEO da Paggo, é que os meios de pagamento móveis irão contribuir para a inclusão financeira das classes sociais menos favorecidas. Esta camada da população economicamente ativa já incorporou o conceito do pré-pago para as contas de celular e, desta forma, elas migrarão rapidamente para o cartão pré-pago. As classes D e E passarão a contar com um meio de pagamento, o que não era acessível até então.
Seguindo o caminho que os especialistas traçaram para os próximos anos, Marcelo Coelho, diretor do MercadoPago no Brasil, ressaltou o trabalho da plataforma de meios de pagamentos pela internet, no desenvolvimento de novas ferramentas que possam oferecer aos lojistas mais agilidade nos processos e segurança a seus clientes. Além disso, destacou a expansão da plataforma para todas as telas de smartphones, tablets e PCs.
Estas foram as principais análises realizadas durante o evento eCommerce Day Online 2012, desenvolvido pela Câmara Brasileira de Comércio Eletrônico – camara-e.net. A transmissão por banda aberta ocorreu esta semana, simultaneamente, para 18.147 internautas de todo o Brasil.