Com nove Comitê Especiais e mais de 61 mil micros e pequenos empreendedores capacitados pelo Ciclo MPE.net, a entidade reúne em seu quadro de associados as empresas líderes do setor e possui parcerias com importantes instituições da sociedade, além de inúmeras participações em audiências públicas e eventos nacionais e internacionais.
Reconhecida como a principal entidade multissetorial da América Latina e instituição de maior representatividade da Economia Digital no Brasil, a camara-e.net reúne em seu quadro de associado as empresas líderes dos diversos segmentos da internet, entre eles varejo, meios de pagamento, mídias sociais, registros públicos, seguros, plataformas e e-banking e mantém parcerias com importantes instituições, como a FecomercioSP (Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de São Paulo), o ILCE (Instituto Latinoamericano de Comércio Eletrônico), o IMRG (Interactive Media in Retail Group UK), a ACEPi (Associação de Comércio Eletrônico de Portugal), a FGV (Fundação Getúlio Vargas), TCU (Tribunal de Contas da União), TCU, TSE, entre outros.
O papel da entidade tem sido fundamental para a promoção da segurança nas transações eletrônicas, para a formulação de políticas públicas alinhadas aos anseios da sociedade moderna e, especialmente, para o aprimoramento de marcos regulatórios setoriais que dão suporte legal às medidas de incentivo necessárias ao desenvolvimento de nosso País.
Um exemplo disso foi a contribuição da camara-e.net na elaboração do texto do Marco Civil da Internet, que culminou com na aprovação da lei pela presidente Dilma Rousseff, no dia 24 de abril, durante a abertura do Netmundial, conferência internacional que atraiu participantes de 90 países para discutir os rumos da governança do ambiente virtual.
Na foto, um dos debates sobre o Marco Civil da Internet
promovido pela camara-e.net em julho de 2011.
A camara-e.net visa, para além do fomento dos negócios digitais, o incentivo à inovção e à geração de conteúdo de vanguarda. Para isso, conta com os nove Comitês Especiais, que realizam reuniões regulares e propõe iniciativas em prol do comércio eletrônico e do consumidor virtual. A cartilha do e-consumidor, o Selo de Internet Segura e o Código de Ética e Boa Conduta para sites de e-commerce que aderiram ao Black Friday são algumas das ações desenvolvidas pelos Comitês.
Cada um deles, dentro de suas áreas específicas, atuam na defesa e promoção do comércio eletrônico, bem como acompanham os projetos de lei que visam fiscalizar e regular o setor,manifestando-se, sempre que necessário, por meio de ações conjuntas da camara-e.net.
CICLO MPE.NET: 11 anos de capacitação gratuita e de qualidade para micros, pequenos e médios empresários
Mais de 61 mil pessoas assistiram as palestras gratuitas sobre como montar uma loja virtual de sucesso
Desde 2003, a camara-e.net promove o Ciclo MPE.net, projeto que capacita gratuitamente micros, pequenos e médios empresários de todo o País para atuar no comércio eletrônico. Trata-se de um dia inteiro de palestras ministradas por especialistas de empresas associadas, com o apoio do Sebrae, BNDES, Correios e outros patrocinadores.
Até dezembro de 2013, o Ciclo MPE.net havia capacitado gratuitamente mais de 60 mil pessoas das cinco regiões brasileiras. Este ano já foram realizadas sete edições do evento, em seis cidades, atingindo cerca de 1.400 empreendedores. Outras 16 datas estão programadas para 2014 – a próxima será amanhã, dia 08 de maio, em Vitória/ES.
Conheça mais sobre o Ciclo MPE.net e confira a agenda de eventos até novembro de 2014 no site www.ciclo-mpe.net.
A camara-e.net em 13 anos de atuação:
- Reúne os maiores e mais importantes players do comércio eletrônico;
- Capacitou gratuitamente mais de 61 mil micros e pequenos empreendedores pelo Ciclo MPE.net;
- Esteve em mais de 20 cidades brasileiras com o seminário de capacitação;
- Possui nove Comitês Especiais;
- Soma inúmeras participações em consultas e audiências públicas sobre projetos de lei, congressos e feiras nacionais e internacionais sobre e-commerce;
- Mantém importantes parcerias com instituição nacionais e internacionais.