Ludovino Lopes, presidente da Câmara Brasileira de Comércio Eletrônico (camara-e.net), é um dos convidados do workshop sobre os desafios do trabalho em rede e o empreendedorismo sustentável, que será promovido pela Incubadora Tecnológica de Curitiba (INTEC) e o Projeto Organics Brasil, nos dias 29 e 30 de abril, na capital paranaense. O workshop vai reunir empresários, acadêmicos e ativistas com o líder indígena cacique Almir Suruí, da tribo amazônica Paiter Suruí, de Rondônia.
Para Lopes, o evento tratará de um tema inovador e extremamente importante para o setor de tecnologia e inovação. “O Brasil tem exemplos significativos de ações no terceiro setor que poderão integrar os esforços de inovação e tecnologia, aliando empreendedorismo e o mundo digital”, argumenta o presidente da camara-e.net. “Cumpre-nos contribuir para a construção dessa ponte que ligará os dois mundos em prol da consolidação da nova economia e do mundo digital no País.”
Na primeira parte do evento, que será dividido em duas, os participantes discutirão os temas “Trabalho em rede gerando bons negócios” e “Oportunidades de negócios para a sustentabilidade”. Na palestra inicial, o cacique Almir Suruí, empreendedor do Projeto “Carbono Suruí”, primeiro programa de REDD+ (Redução de Emissões do Desmatamento e Degradação Florestal) de uma comunidade indígena validado no Brasil, abordará as iniciativas sustentáveis que estão transformando a realidade de sua aldeia, em Rondônia.
Premiado pela Sociedade Internacional de Direitos Humanos, o cacique recebeu recentemente, na ONU, o prêmio de Herói da Floresta. Em 2007, seu desempenho chamou a atenção da empresa americana Google, com a qual firmou uma parceria inédita para usar documentação digital e mapeamento por satélite como ferramentas de conservação.
Cacique Almir Suruí
Programada para o dia 30, a segunda parte do encontro será um fórum virtual, no qual empresas e empreendedores pré-selecionados apresentarão soluções em rede para três questões relevantes para a comunidade Paiter Suruí: educação, cultura e sustentabilidade. Na sequência, um comitê de potenciais financiadores irá analisar os projetos e aqueles que forem selecionados serão inseridos no site da comunidade Paiter Suruí, que estreará um programa próprio de crownfounding.
“O objetivo do Organics Brasil e da INTEC é mostrar que inovação é possível em qualquer nível de atividade e estimular os empresários a exercitar a criatividade para potencializar seus negócios e participar do movimento global de sustentabilidade”, explica Ming Liu, coordenador executivo do Projeto Organics Brasil.
Além do presidente da camara-e.net, Ludovino Lopes, e do cacique Almir Suruí, participarão do debate a antropóloga e doutora em desenvolvimento sustentável, Mary Allegretti, o jornalista e diretor do Núcleo Planeta Sustentável da Editora Abril, Caco de Paula, entre outros. A ação também possui o apoio da Secretaria da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (SETI).
Clique aqui e confira a programação completa.
Serviços:
Evento: Workshop Intec – Os desafios do trabalho em rede
Data: 29 e 30 de abril de 2014
Horário: das 8h às 17h
Local: auditório do Canal da Música – Rua Júlio Perneta, 695, Mercês – Curitiba/PR
Informações e inscrições: Portal Tecpar