São Paulo – Ajustes na regulação do e-commerce nos países do Mercosul – Argentina, Brasil, Paraguai e Uruguai – devem fornecer mais segurança para quem costuma comprar pela Internet. – Para que tais ajustes possam ser sugeridos, foi criado o projeto Mercosul Digital, que tem como objetivo promover políticas e estratégias comuns para os países do grupo.
Entre as iniciativas do projeto, está a regulação do comércio eletrônico. A intenção é criar um marco regulatório comum e infraestrutura tecnológica no Mercosul, para temas referentes a certificação e assinatura digitais, infraestrutura de chaves pública, carimbo de tempo, proteção de dados para negociações transnacionais e desenvolvimento de uma plataforma comum para a venda de produtos e serviços voltados às micro, pequenas e médias empresas.
Regulamentos
De acordo com o coordenador brasileiro de Comércio Eletrônico do projeto Mercosul Digital, Gerson Rolim, o projeto tem como objetivo sugerir boas práticas para o comércio eletrônico. “Mas não temos o poder de regulamentar, apenas sugerimos ajustes regulatórios, através de estudos realizados em outros países”, diz.
Segundo o coordenador, o foco das sugestões é o comércio eletrônico entre os países do Mercosul. “Essas sugestões já estão sendo realizadas. Elas são feitas em reuniões do grupo duas vezes ao ano”.
Fonte: Jornal DCI
Para o consumidor começar a perceber as mudanças, Rolim conta que no final de 2012, o projeto irá implantar um modelo de e-commerce transnacional para pequenas e médias empresas.