(Imagem: Revista Conjuntura Econômica)
A edição de maio da revista Conjuntura Econômica, publicação mensal do Instituto Brasileiro de Economia da Fundação Getulio Vargas (FGV/IBRE), traz uma reportagem bastante interessante sobre a importância do Marco Civil da Internet (Lei 12.965/2014) e como ele poderá contribuir com a economia brasileira, alavancando novos negócios. A matéria “Caia na rede” (vol. 68, nº. 05), da jornalista Kalinka Iaquinto, ocupou quatro páginas do periódico. Clique aqui para ler a matéria.
O vice-presidente de Estratégias da Câmara Brasileira de Comércio Eletrônico, Leonardo Palhares, foi um dos entrevistados e destacou que a aprovação da lei deve atrair novos investidores ao Brasil. “Somos muito consultados não só pelos associados, mas principalmente por empresas estrangeiras e câmaras de comércio de fora do País e a ausência de uma lei que falasse sobre a internet acabava gerando insegurança jurídica muito grande e que às vezes impedia investimentos”, disse Palhares.
Além de Palhares, diversos outros especialistas foram consultados na reportagem, entre eles o presidente do Núcleo de Informação e Coordenação do Ponto br. (NIC.br) e membro do Comitê Gestor da Internet (CGI.br), Demi Getschko; o deputado Federal Alessandro Molon, relator do projeto na Câmara dos Deputados; e o pesquisador da Universidade de Washington, Daniel Arnaudo, especialista em governança da Internet, que refletiram sobre a evolução do cenário digital.
“O comércio eletrônico online tende a crescer em qualquer caso, mas com um forte conjunto de normas em vigor é provável que assistamos a um crescimento mais rápido, o que seria um benefício para multinacionais, bem como para uma série de empresas nacionais”, comentou Arnaudo.