O evento foi resultado da parceria entre a Câmara Brasileira de Comércio Eletrônico (camara.e-net) e a Federação Interamericana de Advogados (FIA), com apoio institucional do Instituto dos Advogados Brasileiros (IAB) e do Instituto Nacional de Tecnologia da Informação (ITI), com realização no dia 22 de junho na Arena da Barra, um dos locais oficiais da Conferência das Nações Unidas Sobre Desenvolvimento Sustentável, a Rio+20.
Os presentes acompanharam as palavras iniciais do Dr. Ludovino Lopes, presidente da camara-e.net, e do Vice-Presidente de Estratégia da camarae-e.net, Dr. Leonardo Palhares, que estava representando a FIA. Estes, foram seguidos por pronunciamentos dos Drs. Renato Martini, presidente do ITI, Dr. Marcos Monteiro, presidente diretor da Imprensa Oficial, e Gerson Rolim, em nome do Mercosul Digital. Na ocasião, foram assinados o Protocolo de Intenções entre o ITI e a camara-e.net e o Termo de Cooperação entre a FIA e a camara-e.net, para cooperação no incentivo e promoção da adoção de medidas e desenvolvimento de leis que apoiem e garantam o desenvolvimento sustentável da Economia Digital.
Dando sequência às atividades programadas, o Dr. Gerson Rolim (Mercosul Digital) e o Dr. Georges Humbert (IAB) apresentaram breves palestras sobre a relação do desenvolvimento sustentável com o direito e sua influência nos países do Mercosul, temas que pautaram um painel moderado pelos Drs. Leonardo Palhares e João Paulo Foini, atual coordenador do Comitê de Sustentabilidade da camara-e.net, que também contou com as intervenções da plateia.
Contando com um espaço para mais de 40 pessoas, o seminário foi um sucesso e contou com casa cheia. Temas de extrema relevância envolvendo o desenvolvimento sustentável alinhado à tecnologia foram aprofundados em debates e explanações e, assim, foi possível estender e aumentar os resultados e a linha de alcance da Rio+20 e de suas propostas, promovendo-se um importante fórum para debate e entendimentos.