São Paulo, 14 de agosto de 2018 – O presidente Michel Temer sancionou, nesta terça-feira (14), a Lei Geral de Proteção de Dados e, como esperado, vetou a criação da Autoridade Nacional de Proteção de Dados, cujo objetivo principal seria fiscalizar e aplicar multas e punições a quem desrespeitasse a legislação. O órgão deve ser criado por medida provisória, mas é possível que a lei entre em vigor sem que isso tenha acontecido.
“Esse órgão é fundamental para que a lei de proteção de dados funcione efetivamente e que o Brasil possa ter acesso a novas oportunidades econômicas. A aceitação do país na OCDE, por exemplo, depende da existência de uma Autoridade Nacional de Proteção de Dados”, diz Leonardo Palhares, presidente da Câmara Brasileira de Comércio Eletrônico (camara-e.net) e sócio do Almeida Advogados. “Preocupa que a lei tenha sido sancionada sem uma autoridade autônoma e independente de fiscalização, e a demora na sua criação pode retardar os efeitos positivos da nova legislação”.
Palhares diz ainda que é esperado que o governo apresente com a urgência devida as propostas de solução para a questão, pois “a nova lei coloca o Brasil no roteiro da Economia Digital que é muito importante para o mundo e da qual até então estávamos excluídos”.
Na próxima terça-feira, os associados da camara-e.net se reúnem para avaliar o impacto dos vetos no setor.
Sobre a camara-e.net – Fundada em 2001, a camara-e.net é a principal entidade brasileira multissetorial da América Latina e de maior representatividade da economia digital no País, formando consenso no setor perante os principais agentes públicos e privados, nacionais e internacionais e promovendo o desenvolvimento dos negócios online no Brasil. Em seu quadro de associados, a camara-e.net conta com os mais importantes players do comércio eletrônico, entre eles empresas de infraestrutura, mídias sociais, chaves públicas, meios de pagamento, seguros e e-banking. Mais informações: www.camara-e.net.
Informações à imprensa:
Insight Comunicação – (11) 3284-6147 / 3262-5567
Gisele Ribeiro – gisele.ribeiro@insightnet.com.br