O Brasil ganhou em 2019 a sua própria Black Friday. A Semana do Brasil foi um movimento organizado pelo Governo Federal que contou com a participação de mais de 300 lojas, desde pequenas empresas a grandes players do varejo nacional. A campanha aconteceu entre os dias 06 e 15 de setembro, abordando tanto o varejo físico quanto o varejo online. A data foi escolhida tanto para comemorar a Independência do Brasil (7 de setembro), quanto para fomentar o varejo durante o mês de setembro, período em que o consumo, historicamente, tende a ser menor por não haver nenhuma grande data que leve o consumidor às compras.
Com a ajuda da Social Mine e da Opinion Box, o Movimento Compre & Confie fez um relatório da campanha, cujos resultados mostraram que a Semana do Brasil foi um sucesso, levando a um aumento de 10,5% do faturamento dos e-commerce em relação aos 10 dias anteriores ao evento, e de 30,3% em relação ao mesmo período de 2018. Foram 5,4 milhões de compras e um faturamento total de 2,2 bilhões de reais. As categorias que mais tiveram pedidos foram: Beleza e Saúde (43,21%), Informática (25,75% e Moda (14,8%).
No relatório preparado, é possível ainda observar o perfil dos consumidores, as regiões com maiores números de pedidos, os dispositivos que foram mais utilizados, os dados de frete, dentre muitas outras informações. O documento pode ser acessado clicando aqui.