A Câmara Brasileira de Comércio Eletrônico (camara-e.net) realizou, no dia 16/8, em Fortaleza, seminário do Ciclo MPE.net: A Oportunidade para a Micro e Pequena Empresa Entrar na Economia Digital. As palestras, feitas no auditório do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas - Sebrae do Ceará, abordaram diversos temas relacionados ao e-commerce.
O público, formado por empresários, profissionais do comércio e de tecnologia de informação, recebeu orientações sobre como montar uma loja virtual e vender pela internet, logística, sistemas de pagamento on-line, certificação digital e webmarketing. As apresentações foram feitas por profissionais vinculados a empresas líderes dos principais segmentos do e-commerce.
O comércio eletrônico tem atraído o interesse de empresários de diversos setores econômicos presentes na capital cearense. Empreendedores dos ramos de confecção, têxtil, calçadista, de cosméticos, estética, alimentício e de serviços percebem que as vendas pela internet ampliam os horizontes de mercado para as empresas e o potencial de novos negócios.
Fortaleza é a capital com segundo maior PIB da Região Nordeste, a que está mais próxima do continente europeu, com um fluxo de turismo intenso e economia diversificada. Seu crescimento acelerado reflete o forte avanço do empreendedorismo local. Os segmentos da construção civil e do agronegócio apresentam evolução positiva no Estado, com impactos sensíveis sobre os níveis de atividades em diversos outros setores.
O comércio eletrônico é uma fronteira aberta para novos negócios. A Região Nordeste é onde se registram ainda os menores números de domicílios com computadores e de acesso à internet, segundo dados da pesquisa TIC domicílios e empresas, realizado pela NIC.br em 2011. Os dados indicam, ao mesmo tempo, o grande potencial de crescimento da internet e seus efeitos na economia regional, em particular nas capitais nordestinas.
Veja as fotos do evento: