A Câmara Brasileira de Comércio Eletrônico – camara-e.net realizou em São Luís (MA), na terça-feira, 4/9, o seminário do Ciclo MPE.net 2012: A Oportunidade para a Micro e Pequena Empresa Entrar na Economa Digital. Cerca de 160 pessoas assistiram, no auditório do Sebrae do Maranhão, às palestras sobre temas do e-commerce: plataformas e ferramentas para lojas virtuais, logística, sistemas de pagamento on-line, certificacão digital, tendências do mobile-commerce e inovação.
A diretora superintendente do Sebrae (MA), Simone Lucilia Macieira, destacou a importância do seminário para o público maranhense. Segundo ela, os negócios na internet têm papel essencial para o desenvolvimento do Estado, que apresenta características diversas e extremos. “O Maranhão reúne passado colonial e tecnologia de ponta na área espacial. Por conta disso, a internet tem fudamental importância para a integração da nossa economia”, disse ela.
Simone Macieira destacou que a capital maranhense completa 400 anos em 2012. Fundada pelos franceses em 1612, a cidade possui um dos maiores patrimônios arquitetônicos da era colonial, um conjunto sem similar de casarios de arquitetura portuguesa. Ao mesmo tempo, tem grandes projetos na área de mineração e infraestrutura portuária, desenvolvida em razão de sua proximidade ao dois grandes mercados globais: o norte-americano e o europeu.
O Porto de Itaqui permite a operação com navios de até 200 mil toneladas. A Vale desenvolve no Estado um dos maiores projetos de logística da América Latina. A companhia planeja a construção e exploração do Terminal Portuário do Mearim, que será erguido na margem do rio de mesmo nome, próximo a Bacabeira, a cerca de 50 km de São Luís. A Estrada de Ferro Carajás e a Ferrovia Norte Sul formam extenso corredor de transportes que liga o interior dos estados do Pará, Maranhão e Tocantins ao Terminal Marítimo de Ponta da Madeira e Porto de Itaqui.
O Centro de Lançamento de Alcântara, criado em 1989 no município de Alcântara, a 408 km de São Luís, tem a missão de realizar lançamentos de satélites e pesquisas de ponta na área espacial. O centro tem um conjunto de estruturas avançadas, como estação meteorológica, estação de rastreamento por radar e estação de telemetria, responsável por captar os sinais com informações sobre o estado de funcionamento dos sistemas dos veículos lançadores e dos satélites embarcados, e sistemas de apoio, sob a responsabilidade da Força Aérea Brasileira e da Agência Espacial Brasileira.
Ao mesmo tempo o Maranhão é, segundo o Censo de 2010 do IBGE, um dos estados com os piores números no que se refere à inclusão digital. Ele apresenta baixos números de domicílios com acesso à internet, ao lado do Piauí, Pará, Ceará e Tocantins. Ainda segundo o IBGE, o Distrito Federal é a unidade da federação com mais domicílios com acesso à rede, seguido por São Paulo, Rio de Janeiro, Santa Catarina e Paraná.
Os números do Maranhão indicam, por outro lado, existir uma enorme fronteira a ser explorada pela economia digital. Com a expansão da banda larga, melhoria do poder aquisitvo da população, facilidades de crédito para a compra de computadores e dispositivos móveis, o quadro atual do Estado deve sofrer grandes e significativas transformações nos próximos anos. Motivo pelo qual cresce o interesse dos empreendedores maranhenses em acompanhar as tendências do comércio eletrônico.
Veja fotos do evento: