Com o objetivo de ampliar canal junto ao mercado de comércio on-line, o Movimento de Acessibilidade e Internet Segura (MAIS+) da Câmara Brasileira de Comércio Eletrônico vem desenvolvendo um cronograma de ações sobre o tema acessibilidade digital, visando à sensibilização de empresários e gestores sobre a importância da implantação de recursos acessíveis nos sites de suas empresas.
Na primeira reunião realizada em julho na sede da Secretaria de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência, na capital paulista, o consultor do MAIS+, Cid Torquato explicou as propostas do Comitê e conclamou as empresas associadas à camara-e.net a participarem do projeto.
Associados tiveram a oportunidade de conhecer softwares de inclusão digital e discutir formas de implementar a acessibilidade em seus portais
“É preciso quebrar o paradigma de que um site bom é um site com uma identidade visual bem elaborada ou com recursos complexos. O fundamental é pensar primeiro em sua acessibilidade, bem como em sua usabilidade, que serão os fatores determinantes para a compra e/ou utilização de seus serviços”, declarou. Nesse sentido, o MAIS+ pretende ouvir e conversar com as empresas virtuais para auxiliá-las na implementação de ferramentas e recursos acessíveis em seus sites.
Na reunião seguinte, ocorrida dia 03 de setembro, o Comitê abriu espaço para a empresa canadense eSSENTIAL Accessibility demonstrar seu browser com vários recursos de acessibilidade a internautas com deficiências física e visual. Uma vez instalado no computador, o app funciona como um navegador com recursos de acessibilidade, que permitem ao usuário, por exemplo, controlar o cursor com movimentos do rosto e comandos de voz, leitor de página, teclado na tela, entre outros. O download é feito uma única vez e é gratuito para o usuário final.
Aurélio Pimenta, diretor da eSSENTIAL Accessibility, mostra tecnologia assistiva durante reunião do MAIS+
“A empresa inteira se beneficia com a implantação da tecnologia assistiva e não apenas o comércio eletrônico, por isso esta deve ser uma decisão tomada em conjunto”, comentou Aurélio Pimenta, diretor da eSSENTIAL Accessibility no Brasil, que está no mercado brasileiro desde o início do ano.
Algumas companhias por aqui já oferecem o recurso gratuitamente aos seus clientes. Acompanhe no site da camara-e.net iniciativas positivas das empresas de comércio eletrônico para oferecer uma experiência on-line mais inclusiva.